Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2007 - 11h49

CPI quer convocar presidente da Gol para explicar fogo em turbina de avião

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI do Apagão do Senado, Tião Viana (PT-AC), apresentou hoje à comissão requerimento de convocação do presidente da Gol, Constantino Junior, para explicar a pane na turbina esquerda em um avião da empresa, seguida de incêndio, ocorrida nesta quarta-feira --cinco minutos após a aeronave decolar de São Paulo com destino a Montevidéu (Uruguai).

O senador também pediu a convocação do superintendente da Infraero (estatal que administra os aeroportos) em São Paulo, Edgar Brandão Junior, para apresentar detalhes sobre a pane na comissão.

Viana desconfia da justificativa apresentada pela Gol para o problema na aeronave --que o fogo teria sido provocado por um pássaro que entrou na turbina. "A sociedade não pode estar sujeita a mentiras", disse o senador.

Reportagem publicada hoje pela Folha ouviu técnicos e engenheiros de vôos que atribuem a causa da pane a um "stoll de compressor" --termo técnico utilizado para explicar que, com o motor da aeronave em alta potência, ou com pouco menos força e em turbulência a grande altitude, pode haver entradas diferentes de ar nas turbinas.

Nesses casos, a quantidade de ar que entra não é maior do que a quantidade de ar que sai. E quando a massa de ar passa, há um estouro, que gera muita pressão na câmara. A versão dos especialistas para a pane é diferente da apresentada oficialmente pela Gol.

Depoimentos

A CPI do Apagão Aéreo do Senado ouve nesta quinta-feira controladores de vôo que trabalhavam no dia do acidente entre o boeing da Gol e o jato Legacy, no ano passado, que resultou na morte de 154 pessoas. Os controladores acataram a convocação da CPI, mas poderão ficar em silêncio ou recusarem-se a responder perguntas porque estão sob investigação judicial.

Antes do depoimento dos controladores, a CPI ouve o presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo, Wellington Andrade Rodrigues. O controlador foi ouvido pela CPI da Câmara na última terça-feira para também fazer um relato sobre o sistema do controle de tráfego aéreo do país. Rodrigues trouxe à CPI do Senado a mesma apresentação em slides mostrada aos deputados.

Rodrigues reiterou as críticas ao sistema de radares da Aeronáutica que, segundo ele, permitem deficiências nos trabalhos dos controladores --com a duplicação de pistas de pouso nos radares.

Leia mais
  • Empresária que denunciou Infraero pede proteção à CPI do Apagão Aéreo
  • Anac recebe três reclamações sobre vôo da Gol com problema em turbina
  • CPI do Senado começa investigação por controladores e adia Infraero
  • Sindicalista admite falha de controladores de vôo e vê "problemas estruturais"
  • Radares emitiram alerta sobre colisão entre Legacy e Boeing

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  • Leia cobertura completa da crise do controle do tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página