Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2007 - 17h44

PDT quer levar denúncia contra Renan para reunião do Conselho de Ética

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética do Senado vai se reunir na próxima quarta-feira, dia 29, às 10h. Será a primeira vez, em cinco meses, que o órgão se reúne e em pauta está a eleição do presidente e do vice-presidente. Porém, se depender do PDT as acusações envolvendo o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), poderão ser abordadas.

Para o líder do PDT do Senado, Jefferson Peres (PDT-AM), é fundamental que antes desta reunião Renan se explique sobre as denúncias de que teria recebido ajuda da empreiteira Mendes Júnior para pagar contas particulares.

"A acusação é grave. As acusação são comprometedoras para qualquer parlamentar e mais ainda tratando-se do presidente do Senado", reagiu Peres, que integra o conselho desde que o órgão foi instituído pelo regimento interno do Senado.

Peres disse que espera explicações de Renan. "Vou aguardar que ele se pronuncie, como quiser, por entrevista ou nota. Do contrário, talvez o ideal seja levar o assunto para o Conselho de Ética", disse o senador do PDT.

O pedetista lembrou que há precedentes na história do Senado sobre investigações de acusações envolvendo o presidente da Casa. Em 2001, ele disse ter vivido uma das situações mais desagradáveis da sua carreira política.

"Na ocasião nós, do Conselho de Ética, tivemos de tomar o depoimento do Jader Barbalho [então presidente do Senado] no gabinete dele. Foi um constrangimento", disse Peres. Na época, Barbalho foi denunciado de desviar recursos públicos. "

Leia mais
  • Senadores reagem com cautela à denúncia contra Renan
  • Construtora nega pagamento de despesas de presidente do Senado
  • Nova denúncia liga lobista a senador; empresa nega
  • Prefeitura de Mauá indica interventor de empresa da Gautama
  • Delegados da PF temem intimidação e denunciam tentativa de desmoralização

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a máfia das obras
  • Leia mais sobre fraudes em licitações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página