Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2007 - 18h01

Renan nega pagamento e chama de intolerável acusação pessoal

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota hoje para negar as acusações publicadas pela revista "Veja" de que teria recebido recursos de um lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagar parte de suas despesas pessoais. Na nota, Renan afirma ser "intolerável" que sobre assuntos de sua vida particular se façam "ilações desarrazoadas e conclusões perversas".

Renan afirma que nunca recebeu dinheiro ilícito ou clandestino "de qualquer empresa ou empresário".

O senador disse que "jamais" teve despesas ou gastos pessoais seus ou de familiares "custeados por terceiros".

Segundo Renan, suas atividades parlamentares sempre foram pautadas pela honestidade para cumprir os compromissos firmados com seus eleitores. "Não tenho nada a esconder ou dissimular. As doações efetuadas para minhas campanhas eleitorais foram efetivadas em absoluta conformidade com a lei e constaram das respectivas prestações de contas", disse.

O senador afirma, na nota, que sempre defendeu a liberdade de imprensa --mas critica ações tomadas sem responsabilidade por parte da mídia. "A liberdade de imprensa é pedra angular do regime democrático. Mas seu exercício pressupõe seriedade e responsabilidade, sob pena de transformar-se em instrumento de interesses mesquinhos e inconfessáveis."

Denúncias

Reportagem da "Veja" aponta que Renan teria parte de suas despesas pessoais bancadas por esquema financiado pela construtora Mendes Júnior. Em nota, a construtora negou o suposto pagamento. "Sobre os pagamentos mencionados, não existe, nem nunca existiu, qualquer participação da Mendes Júnior", diz a nota.

De acordo com a "Veja", o pagamento seria feito pelo lobista da construtora, Cláudio Gontijo, assessor da diretoria de Desenvolvimento da Área de Tecnologia da Mendes Júnior.

Entre as despesas que seriam arcadas por ele estaria o aluguel de R$ 4.500 de um apartamento de quatro quartos em Brasília para a jornalista Mônica Veloso --com quem Renan tem uma filha. Ele também pagaria uma pensão mensal de R$ 12 mil para a jornalista. Veloso não foi localizada até o momento.

No mês passado, Renan reconheceu a paternidade de Maria Catharina Freitas Vasconcellos Calheiros, de quase 3 anos, filha de Mônica Veloso, segundo reportagem da Folha (só para assinantes) do dia 12 de abril.

Leia mais
  • Senadores reagem com cautela à denúncia contra Renan
  • Construtora nega pagamento de despesas de presidente do Senado
  • Nova denúncia liga lobista a senador; empresa nega
  • Prefeitura de Mauá indica interventor de empresa da Gautama
  • Delegados da PF temem intimidação e denunciam tentativa de desmoralização

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a máfia das obras
  • Leia mais sobre fraudes em licitações
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página