Ciência

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
João Simoncello Filho (6) 28/05/2008 15h55
João Simoncello Filho (6) 28/05/2008 15h55
SANTO ANDRE / SP
Ao Júlio César Almeida,
caro amigo. O debate é de idéias. Quem perde a cabeça são apenas os embriões congelados, pelas mãos duras da ciência. Se quiser saber quão dura pode ser a mão do poder dê uma lida em como acabou a vida do Lavoisier.
12 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (77) 28/05/2008 15h45
valdir timóteo leite (77) 28/05/2008 15h45
JÚLIO CÉSAR VOCÊ ESTA COM TODA A RAZÃO,CONCORDO COM TUDO QUE DISSESTE PARABÉNS.
CASO O SUPREMO VENHA A PROIBIR AS PESQUISAS SERÁ O MAIOR ERRO COMETIDO CONTRA A VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS E ESTARÃO PENALIZANDO PRINCIPALMENTE AS CLASSES MAIS POBRES DA SOCIEDADE BRASILEIRA,OS RICOS PODERÃO IR A OUTROS PAÍSES PARA RECEBEREM ESSAS TERAPIAS CELULAR . E OS POBRES QUE SÃO A GRANDE MAIORIA TERÃO QUE CARREGAR A CRUZ QUE A IGREJA ESTA FIXANDO EM NOSSAS COSTAS, NOS TIRANDO O DIREITO A ESPERANÇA DE UMA VIDA COM MENOS SOFRIMENTO,ISTO SIM É CAMPANHA CONTRA A VIDA,O QUE A IGREJA ESTA FAZENDO É CAMPANHA A FAVOR DO SOFRIMENTO E A FAVOR DO RETROCESSO . LEMBRANDO TAMBÉM QUE A NOSSA COMUNIDADE CIENTÍFICA NÃO SÃO ASSASSINOS DE CRIANCINHAS COMO OS LIDERES DA IGREJA ESTÃO TENTANDO ENGANAR A POPULAÇÃO JUNTAR PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS COM O ABORTO QUE SÃO COISAS TOTALMENTE DIFERENTES. E AS PESSOAS MAIS INDICADAS E QUALIFICADAS PARA ESCLARECEREM ONDE COMEÇA E ONDE TERMINA A VIDA SÃO OS CIENTISTAS QUE PROVAM MATERIALMENTE O QUE DIZEM,ENQUANTO A IGREJA TENTA IMPOR AS IDÉIAS DELA ATRAVÉS DA FÉ E DO ACHISMO NADA CONCRETO NADA PALPÁVEL SÃO MANIPULADORES COM O IMPÉRIO RUINDO,POIS A FÉ TEM QUEM QUER A SOCIEDADE NÃO É OBRIGADA A SE SUBMETER A FÉ DA IGREJA E MUITO MENOS O PODER JUDICIÁRIO QUE TEM POR OBRIGAÇÃO FAZER CUMPRIR AS LEIS DO NOSSO BRASIL . DIGO SIM AS PESQUISAS...E HOJE É O DIA DA DERROTA DOS GUARDIÕES DAS FOGUEIRAS DA INQUISIÇÃO,VÃO TOMAR UNS BALDES DE AGUA FRIA EM SUAS FOGUEIRAS.
71 opiniões
avalie fechar
Fábio Figueredo (5) 28/05/2008 15h36
Fábio Figueredo (5) 28/05/2008 15h36
SAO PAULO / SP
Os embriões que não serão utilizados para serem implantados nas "futuras" mães estão fadados a serem descartados em algum momento, pois com certeza não serão armazenados para sempre e nem tem condições biológicas para isso. Se as pesquisas com os embriões forem proibidas quem assegurará o direito a vida desses embriões não utilizados? Sabemos que o Estado não tem a capacidade jurídica de obrigar que a mãe implante todos os óvulos retirados e fecundados no seu útero. O Estado também não pode obrigar qualquer mulher a implantar os embriões de outra pessoa, mesmo que o Estado permita constitucionalmente que isso seja realizado, não poderá obrigar a mulher dona do embrião a ceder seus embriões para qualquer pessoa.
No meu entendimento, tornar as pesquisas com células troncos embrionárias inconstitucionais vai acabar gerando um grande conflito constitucional, pois como o poderemos proteger a vida de um embrião que não terá chance de viver? O direito a vida dos doentes que poderão ser beneficiados com o avanço das pesquisas das células troncos embrionárias deve ser ferido para a preservação do direito de um embrião que não terá chance de desenvolvimento?
Estou torcendo para que o artigo 5º da lei de biossegurança permaneça e que o Brasil continue caminhando nas pesquisas para o uso da células-tronco embrionárias.
25 opiniões
avalie fechar
lucas ribeiro (1) 28/05/2008 14h25
lucas ribeiro (1) 28/05/2008 14h25
muityo legal 5 opiniões
avalie fechar
Júlio César Almeida (3) 28/05/2008 14h14
Júlio César Almeida (3) 28/05/2008 14h14
NATAL / RN
Gostaria de usar esse espaço democrático para falar a respeito de um assunto que acredito estar por trás de toda essa discussão. O poder da religião e da igreja através dela! Durante séculos a religião, através das instituições que a representam, manipularam toda a sociedade com os seus dogmas e regras, sendo a última palavra em materia de qualquer discussão. As igrejas sempre tiveram medo de mudanças e hoje fica claro que o que está por trás de todo esse lobby e preocupação com a vida humana não é a vida em si, mas o poder religioso por parte da igreja. Isso fica claro quando olhamos a história, pois, milhares foram queimados e condenados apenas por pensar diferente. Hoje o fato da ciência ter mais espaço e responder a muitas perguntas que até então tinham suas respostas manipuladas pela igreja, tem levado a igreja a exercer uma enorme pressão nas bancadas ligadas a política e a justiça com o objetivo de manter a população sob o seu domínio, afinal de contas igreja é questão de fé e no momento que eu deixo de acreditar no seu poder deixo de ser manipulado e conduzido por essa ou aquela instituição e assim ela, a igreja perde o seu poder. Essa é a questão, é isso que incomoda a igreja e não a vida embrionária. Isso não acontece só no Brasil, mas na Itália, nos EUA, em portugal, etc. A uma enorme pressão contra o avanço da ciência, pois, ela está ocupando um lugar que até então foi exclusivo da religião. Assim em nome daqueles que lutaram por novas idéias também devemos Lutar. 30 opiniões
avalie fechar
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h48
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h48
SAO PAULO / SP
Todo medicamento antes de chegar ao público deve passar com testes em humanos, fase 3 e 4. Isso não quer dizer matar humanos ou prejudicá-los.
O que estou lendo de muitos colegas abaixo é precificar vidas. Dizendo que pacientes com morte cerebral podem ser mortos para retirada de órgãos. Vc permitiria isso a sua mãe ou um filho? Eu dúvido !!!
Quem deve decidir quem vive ou quem morre? Vc, eu, um médico, um maluco?? Ninguém deve decidir isto.
Já esta claro que os Ditos Beneficios trazidos pela pesquisa com células embrionárias, podem ser conseguidas IGUALMENTE pela pesquisa já atuais com células adultas pluripotentes.
Não ví nenhum pesquisador a favor citar que no Reino Unido aonde as pesquisas com células embrionárias é permitida que 52% dos pacientes após 2 anos desenvolveram canceres malignos.
Se esta pesquisa for necessária um dia....espero que achemos alternativas....ainda não é agora e nem nos próximos 20 anos.
14 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (890) 28/05/2008 12h47
Rui Ruz Caputi Caputi (890) 28/05/2008 12h47
Concordo em gênero, número e grau, com o que o Nilomar Pimenta escreveu.
E ainda digo algo mais: uma das missões do cristianismo aqui na terra é aliviar todos os que estão cansados e oprimidos por essas doenças debilitantes, crônicas, e terminais das quais as pequisas de células tronco já estão revolucionando.
è uma questão de escolher um mal menor. O preferencial e ideal cristão era que assim não fosse, todavia não temos outra opção pelo ao menos por ora. Esses nossos irmãos sofrem diuturnamente, seu circulo familiar é todo afetado. Temos o dever cristão de lhes dar esperança, alívio, e socorro. Com certeza Deus que tudo vê, está vendo tudo isso, e nos justificará, e perdoará nossos pecados como tem feito por todos esses séculos.
4 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (161) 28/05/2008 12h43
Cristiano Garcia (161) 28/05/2008 12h43
Afirmar qualquer coisa eh facil. Entao gostaria que as pessoas que estao postando que diversos paises que iniciaram pesquisas com celulas troncos embrionarias agora pararam com essas pesquisas, citassem os nomes desses paises, que uma vez liberadas as pesquisas, agora mudaram de postura. Mas citem os paises e citem as fontes. Quando os embrioes eram descartados como lixo hospitalar, ou simplesmente em ralos de pia, ai ninguem dizia nada. Mas agora que querem dar um destino nobre aos embrioes descartados, entao se levantam os pseudo cientistas e os religiosos falso moralistas, e tambem os que apenas sao papagaios, que apenas repetem sem entender do que se trata. Chega de obscurantismo, e por favor, gostaria o nome dos paises que iniciaram as pesquisas com celulas tronco embrionarias e agora proibiram seu uso. Isso eu quero ver postado aqui.
E no mais, os que se opoem a essas pesquisas, simplesmente nao tem amor aos que sofrem. Eles amam embrioes que vao continuar indo para o lixo, se a lei nao for aprovada.
11 opiniões
avalie fechar
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h39
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h39
SAO PAULO / SP
As investigações com células-tronco adultas, apesar de já apresentarem resultados positivos, sendo utilizadas por mais de 20 mil pessoas em estudos clínicos e terapias de 73 tipos de doenças, eram consideradas, pela comunidade acadêmica, de espectro menos abrangente, pois apenas "multipotentes", não podendo produzir os mesmos efeitos regeneradores das embrionárias.
Ocorre que, em novembro de 2007, o mesmo J. Thomson, nos EUA, e Yamanaka, no Japão, conseguiram produzir células-tronco adultas pluripotentes induzidas, passando a ter espectro aplicacional semelhante àquele prometido -e, até hoje, não obtido- com células-tronco embrionárias. E, em 14 de fevereiro deste ano, Yamanaka anunciou a produção de células-tronco pluripotentes induzidas sem riscos de gerar tumores. As embrionárias importam tal risco, assim como o da rejeição.
A declaração de Yamanaka é suficientemente expressiva: "Quando vi o embrião, eu repentinamente percebi que não havia muita diferença entre ele e minhas filhas. Eu pensei, nós não podemos continuar destruindo embriões para nossa pesquisa. Deve haver outro meio". "Minha meta é evitar usar células embrionárias" ("The New York Times", 11/12/07).
Autor: Ives Gandra da Silva Martins
Folha de São Paulo
14 opiniões
avalie fechar
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h18
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h18
SAO PAULO / SP
Não sou contra o progresso, mas sim contra a morte, há outras formas de beneficio, sem destruir embriões. Não destrui-los, não estaremos prejudicando a ninguém. O que penso é que alguns pesquisadores, em busca de fama internacional insistem com meias verdades, pois se fossem em busca do progresso cientifico estariam também pesquisando as células-tronco pluripotentes.
Sei que o assunto é difícil, mas não podemos colocar preço na vida de ninguém e estes incluem os embriões.
16 opiniões
avalie fechar
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h14
Sergio R Filho (4) 28/05/2008 12h14
SAO PAULO / SP
Quem é contra, não é necessariamente com base religiosa como dizem os a favor de tal "assassinato". Como citado abaixo há outras formas de se trazer os mesmos benefícios aos milhares de futuros doentes (digo futuros, pois se começado hoje, talvez leve 20 anos ou mais para trazer benefícios a alguém), sem precisar matar embriões.
Não podemos comparar esta proibição como o preservativo ou o anti-concepcional fora negado pela igreja. Um espermatozóide não é nada se não fecundado e o mesmo para um óvulo, portanto não podemos dizer que um dia fomos um espermatozóide ou um óvulo...um dia fomos a união dos dois, um embrião !!!
Quando alguém falar que serão descartados, pois já passaram de 3 anos congelados, lembremos que em Marília há poucos anos atrás nasceu um garoto que ficou congelado por 9 anos na forma de embrião (este mesmo que querem destroçar para pesquisar) e que no Japão nasceu uma menina que ficou 13 anos congelada. Pergunte aos pais deles o que acham se tivessem permitido destruirem os embriões de seus atuais filhos.
O que precisamos é regulamentar a reprodução assistida e impedir que médicos produzam dezenas de embriões para tentativas de engravidamento, pois muitas vezes realmente sobram muitos...e para estes que sobrarem, por que não doa-los a casais que não podem nem produzir embriões?
NÃO ESQUEÇA QUE TODOS NÓS JÁ FOMOS EMBRIÕES. IGUAIS A ESTES QUE QUEREM DESTRUIR.
16 opiniões
avalie fechar
O Brasil não pode ficar mais uma vez para trás na pesquisa científica por uma visão obscurantista da Igreja católica. A pesquisa com células tronco embrionárias utiliza embriões congelados que não serão aproveitados, ou seja destinados ao lixo. Estes embriões em estágio muito rudimentar de desenvolvimento, não mostram ainda esboço de sistema nervoso.
Os pacientes em morte cerebral, internados nas UTI,não são mais considerados vivos ,podem ter os aparelhos que os mantem desligados e seus orgãos retirados para transplante, beneficiando muitas pessoas, o que é inclusive aceito pela Igreja católica.
Por uma questão de coerencia o STF deveria ter estes fatos em mente e legalizar o uso de células embrionárias em pesquisas.
15 opiniões
avalie fechar
Nilomar Pimenta (3) 28/05/2008 09h02
Nilomar Pimenta (3) 28/05/2008 09h02
Sou cristão, mas minhas crenças religiosas são o que menos importa nessas horas. Que direito tenho eu de, por minhas convicções, impor aos que necessitam uma vida cheia de limitações ao bloquear as pesquisas com células tronco? Repetindo o que dizem os pesquisadores: não existe pessoa embrionária, mas um embrião do que, em um futuro incerto, poderá ser uma pessoa! Religião deve cumprir o papel dela e ficar dentro de seus próprios limites: as igrejas. Basta olhar os exemplos mundo a fora: sempre que a religião resolve sair de seus muros, começam a surgir os fanáticos, os fundamentalistas. Aqueles que, por acharem que fere seus conceitos e preceitos religiosos, que se neguem a fazer o tratamento (isso já existe em relação à transfusões etc). É preciso lembrar, ainda, que temos o livre arbítrio em nossas ações. Curiosamente, não ví nenhum deficiente físico ou dependente desse tratamento nas manifestações contrárias às pesquisas. Graças a Deus, sou absolutamente normal e, por isso mesmo, não tenho o direito de tirar as chances de melhora de quem quer que seja. Que o Supremo Tribunal Federal aprove logo esta lei, dando um pouco de alento aos que tanto sofrem. Esses sim, merecem nossa preocupação, e não um punhado de células congeladas. Detalhe: se a lei não for aprovada, os embriões, tão defendidos pelos radicais, não terão mais utilidade e serão sumariamente jogados ao lixo. 35 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2036) 28/05/2008 08h25
josé reis barata barata (2036) 28/05/2008 08h25
Nenhuma alegria me faz comentar sobre este assunto na esteira judiciária que o inseriram, não creio que seja questão passível de resolução jurisdicional.
Querer ou mesmo tentar resolver quando a vida começa por meio de uma Lei ou decisão judicial, sinceramente, para mim, é conduta compreensível sim, mas, apaixonada, desesperada e insana.
Nenhuma Lei (moral, religiosa ou jurídica) consegue barrar a vontade com capacidade. Não são derivam da causalidade natural; são sim,meras relações sociais violáveis.
Talvez existam idosos inconscientes, por isto, talvez, mais felizes.Entretanto, os que as experiências de vida e a consciência da efemeridade dela, fazem parte de seu angustiado dia-a-dia - as vezes disfarçado- não conseguem, embora por vezes calem, compactuar com evidente ilusões que pretendam a adoçar, atenuar sua fatal e irreversível verdade que em alguns infelizes, incompreensivelmente, cedo, acontece. Por conseqüência, frustração, inaudita frustração que faz sofrer, sofrer a todos!Conformados e inconformados.
A ciência , enquanto ciência, nada mais que: "conhecimento racional e sistemático daquilo que é.".
Assim;
A vida é?
Ou é o que é?
O que é a vida?
Com resignação, deixemo-la responder, pois,jamais poderemos responder por ela.
Poderemos?
Não sei, sinceramente não sei, perdão
141 opiniões
avalie fechar
Nilomar Pimenta (3) 28/05/2008 07h39
Nilomar Pimenta (3) 28/05/2008 07h39
Sou cristão, mas minhas crenças religiosas são o que menos importa nessas horas. Que direito tenho eu de, por minhas convicções, impor aos que necessitam uma vida cheia de limitações ao bloquear as pesquisas com células tronco? Repetindo o que dizem os pesquisadores: não existe pessoa embrionária, mas um embrião do que, em um futuro incerto, poderá ser uma pessoa! Religião deve cumprir o papel dela e ficar dentro de seus próprios limites: as igrejas. Basta olhar os exemplos mundo a fora: sempre que a religião resolve sair de seus muros, começam a surgir os fanáticos, os fundamentalistas. Aqueles que, por acharem que fere seus conceitos e preceitos religiosos, que se neguem a fazer o tratamento (isso já existe em relação à transfusões etc). É preciso lembrar, ainda, que temos o livre arbítrio em nossas ações. Curiosamente, não ví nenhum deficiente físico ou dependente desse tratamento nas manifestações contrárias às pesquisas. Graças a Deus, sou absolutamente normal e, por isso mesmo, não tenho o direito de tirar as chances de melhora de quem quer que seja. Que o Supremo Tribunal Federal aprove logo esta lei, dando um pouco de alento aos que tanto sofrem. Esses sim, merecem nossa preocupação, e não um punhado de células congeladas. Detalhe: se a lei não for aprovada, os embriões, tão defendidos pelos radicais, não terão mais utilidade e serão sumariamente jogados ao lixo. 13 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 28/05/2008 00h28
Zulma Peixinho (24) 28/05/2008 00h28
SAO PAULO / SP
A mensagem foi clara: «As células-tronco embrionárias fracassaram. Caiu, pelo peso de sua própria irracionalidade, o uso terapêutico de células provenientes de embriões gerados por fecundação ou células humanas provenientes da transferência nuclear a óvulos (o que se conhece por clonagem terapêutica)», reiterou a Dra. Natalia López Moratalla (www.andoc.es/). Se não têm potencial terapêutico, os embriões não devem ser manipulados. Pesquisa básica pode ser facilmente realizada com células do líquido amniótico, por exemplo. 13 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (74) 27/05/2008 23h22
eduardo camillo (74) 27/05/2008 23h22
Henrique Veras, sacrificar embriòes? acho que sacrificar sem perguntar é assassinato... pq vc num sacrifica sua família?
Acho que temos que deixar bem claro aqui, e parece que ninguém gosta de ler nada... já perdi a conta do numero de vezes que foi escrito (e bloqueado pela moderação...) q ninguém aqui é contra a ciencia, nem contra curas, mas sim contra mexer com a vida dos que numtem nada a ver, ou o embrião tem culpa da doença de qualquer um? todos aqui são a favor da vida, e células tronco adultas são a solução ética para tudo isso...
21 opiniões
avalie fechar
dercilio tomaz ricci (52) 27/05/2008 19h53
dercilio tomaz ricci (52) 27/05/2008 19h53
Finalmente o Supremo consegue dar proceguimento
em uma questão que aliviará milhares de pessoas.
Aguardaremos com total confiança que nenhum outro ministro faça o que este ministro fez, atrasando em muito o avanço da medicina.
15 opiniões
avalie fechar
CARLOS PERUFFO (11) 27/05/2008 15h52
CARLOS PERUFFO (11) 27/05/2008 15h52
CURITIBA / PR
Se hoje a medicina apresenta grandes avanços tecnológicos é porque devemos muito à experiências realizadas com seres humanos e mesmos com animais realizadas no passado. Não tem outro jeito, para melhorar a vida de milhões, alguns mártires serão sacrificados. Para os radicais apegados à religião eu pergunto: porque vocês recorrem à medicina quando estão doentes ? Não seria a doença um chamado de Deus para ficar juntinho Dele ? Realmente não entendo quando vejo padres, pastores, bispos recorrendo à medicina. Deveriam ser coerentes e deixar tudo na Mão de Deus. 20 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 27/05/2008 15h41
Zulma Peixinho (24) 27/05/2008 15h41
SAO PAULO / SP
Os pacientes têm pressa, muita pressa! Não se pode perder tempo: -as pesquisas com Células-Tronco Embrionárias (CTEs) não conseguiram curar e nem sequer tratar nenhum tipo de doença no mundo até hoje; -diversos países já estão desistindo das pesquisas com CTEs e apostando alto nas pesquisas com Células-Tronco Adultas (CTAs); -as pesquisas com CTAs estão sendo utilizadas com eficiência no tratamento de mais de 73 doenças. Por que então enganar os pacientes? É preciso distinguir células-tronco EMBRIONÁRIAS das células-tronco ADULTAS: as primeiras (embrionárias) não têm potencial terapêutico devido especialmente à rejeição imunológica; dentre as adultas, que também incluem as encontradas no cordão umbilical e na medula óssea, as células reprogramadas iPS se destacam como importante alternativa para abordagens terapêuticas. 20 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (718)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca