Ciência

Células-tronco

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano. Entretanto, o método de sua obtenção é polêmico, porque a maioria das técnicas implementadas nessa área exigem a destruição do embrião.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
Ana Paula Filizzola (2) 30/05/2008 20h52
Ana Paula Filizzola (2) 30/05/2008 20h52
CAMPINAS / SP
(parte 1)
"As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano."
Que frio na barriga esse trecho me causou. Aquele mesmo frio que sentimos quando estamos em uma decida de alta velocidade e altura em uma montanha russa. Aquele que aparece no momento que sentimos uma mistura hilária de prazer e medo. Essa sensação que eu tenho está além do dilema que tal pesquisa proporcionou entre o conflito de o que realmente é ético neste momento, se é um pensamento mais conservador, o cristão, que protege a vida do ser indefeso, o embrião, ou um pensamento mais liberal que protege a vida dos que já pensam e sentem.
Supus que a pesquisa tenha um grande sucesso e que muitas vidas possam ser salvas de doenças que antes eram complicadas e que diminuíam a população enquanto o nascimento de bebês aumentava. O fato é que a morte poderá ser adiada, mas o nascimento não e ele já é preocupante em muitos lugares. Mesmo que o tratamento atinja apenas a classe mais privilegiada o crescimento da população será significativo, visto que mesmo que muita gente ainda morre de doenças facilmente curáveis o crescimento vegetativo é preocupante. Pois é, infelizmente o planeta não cresce, haja espaço pra tanta gente! Haja comida! Haja água! Haja tudo!
sem opinião
avalie fechar
dercilio tomaz ricci (47) 30/05/2008 20h41
dercilio tomaz ricci (47) 30/05/2008 20h41
Márcia Valeria, 17 anos, você fez uma colocação um tanto equivocada. com certeza você "não" está aqui para "impor tua opinião" esta maneira de se colocar
nós deixa uma pouco preocupado. No meu entender e desculpe se estiver errado você esta aqui para debater, se expressar, trocar opiniões, crescer juntamente com a criticas, não se coloque "impondo" opiniões em nenhuma esfera de tua vida.
1 opinião
avalie fechar
dercilio tomaz ricci (47) 30/05/2008 20h30
dercilio tomaz ricci (47) 30/05/2008 20h30
Folha,
Quando coloquei o nome do Pe Carlos no inicio de minha postagem e foi cortada, foi para coloca-lo ciente de que na postagem dele contém algumas "inverdade" ele cita "feto" e "aborto" se ele pode escrever nos podemos questionar. Não fiquei nenhum pouco satisfeito com a "censura"
1 opinião
avalie fechar
Leonan Bernardini (2) 30/05/2008 20h05
Leonan Bernardini (2) 30/05/2008 20h05
Mais do que simplesmente julgar se a ciência deve ou não se sujeitar a submissão de quem usa argumentos baseados em misticismos de diversos matizes, cores e dogmas não prováveis, a decisão do supremo reforça e deixa claro o conceito de que SOMOS UM ESTADO LAICO.
MAIS DE 100 ANOS DE ILUMINISMO não podem ser ignorados nem apagados por um bando de OBSCURANTISTAS baseados em crenças, misticismos e outras bobagens.
Lembrando ainda que graças a esses mesmos princípios iluministas, os místicos podem expor suas ignorâncias e dogmas sem serem julgados, execrados, queimados, açoitados e outras barbáries existentes nos períodos em que as religiões dominaram o estado.
2 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (136) 30/05/2008 18h24
Vladimir Tzonev (136) 30/05/2008 18h24
Folha,
Porque não publicaram o meu comentário sobre a Igreja Católica?
Desde quando a Folha tem medo da verdade?
As mãos da Igreja Católica estão cobertas de sangue, sim.
Eu não ofendi ninguém, o que eu descrevi são apenas fatos históricos bem documentados.
O que se pode esperar de um jornal que censura fatos históricos?
Lamentável!...
6 opiniões
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 30/05/2008 18h10
Zulma Peixinho (24) 30/05/2008 18h10
SAO PAULO / SP
CONTINUAÇÃO
Portanto, a celeuma é científica! Quantos embriões seriam necessários para uma única terapia? Dentre os embriões congelados, quantos seriam HLA-idênticos a um determinado paciente para que a terapia fosse eficaz? Tal probabilidade, entre dois indivíduos não-relacionados (não-aparentados), em um país de alta diversidade genética como o Brasil, resulta do produto das combinações dos alelos conhecidos para cada locus HLA clássico. Segundo os dados de 1997 (24 alelos HLA-A, 9 alelos HLA-C, 49 alelos HLA-B, 17 alelos HLA-DR, 7 alelos HLA-DQ e 6 alelos HLA-DP), a probabilidade de encontrar dois indivíduos HLA-idênticos seria de 1:1.487.779.650.000, ou seja, de 1 entre 1 milhão e meio (cd_completo_inmunologia_2004_alonso.zip - ZIP archive, unpacked size 85.706.376 bytes). Além disso, os dados mais recentes revelam um número muito maior de alelos para cada locus HLA clássico, dificultando ainda mais o encontro de dois indivíduos HLA-idênticos não-aparentados (Bochtler W e colabs., Bone Marrow Transplant. 2007 Jun;39(12):737-41).
1 opinião
avalie fechar
Zulma Peixinho (24) 30/05/2008 18h09
Zulma Peixinho (24) 30/05/2008 18h09
SAO PAULO / SP
Prezado Dan Jan,
A Imunologia, ciência que dita regra para terapia com células, tecidos e órgãos, ensina que células nucleadas (incluindo óvulo e espermatozóide) expressam moléculas protéicas codificadas pelo MHC - Complexo Principal de Histocompatibilidade, denominado HLA em humanos (cromossomo 6), as quais registram biologicamente cada indivíduo de nossa espécie: seu papel fisiológico é o de apresentar peptídeo para linfócitos T, mas elas também atuam como 'elementos de distinção' entre o próprio e o não-próprio em sistemas de transplantes. Tais moléculas são o alvo da reação de REJEIÇÃO de aloenxerto quando o doador e o receptor não são HLA-idênticos: comumente é contra-indicado transplante de medula óssea (transplante de células-tronco adultas) na vigência de incompatibilidade HLA entre o paciente e seu provável doador (devido não só à rejeição das células pelo paciente, mas também à reação de enxerto x hospedeiro que pode ser fatal); para outros tipos de transplante, como os de órgãos sólidos, o requisito de compatibilidade HLA entre doador e receptor é bem mais flexível. A obrigatoriedade em seguir a regra imunológica de transplantação para terapia com células-tronco embrionárias é enfatizada pelo Dr. Shynia Yamanaka em seu recente artigo de revisão (Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci, 363(1500):2079-87, Jun 2008). Daí a importância em se empenhar na terapia com células-tronco autólogas (obtidas do próprio paciente). CONTINUA
1 opinião
avalie fechar
Eu Eu (3) 30/05/2008 18h09
Eu Eu (3) 30/05/2008 18h09
SAO PAULO / SP
"Aliás esta vem dando resultados promissores desde 2001, aqui no Brasil com o Dr. Radovan Borojevic ( com o qual tenho trabalhado em colaboração), por exemplo.
"- não existe no mundo nenhum resultado na Medicina Regenerativa utilizando células-tronco embrionárias humanas de modo que não vejo porque você afirma que estamos tirando a vida futura sua e de seus filhos. Na verdade você está defendendo a morte de embriões humanos para nada. Você deveria se maravilhar de ser resultado do desenvolvimento disto que você chama de um punhadinho de células ( você também foi um embrião humano, você resultou da fecundação do óvulo da sua mãe pelo espermatozoide de seu pai dando um ovo que, para sua sorte, ou não, desenvolveu bem dando origem à sua pessoa).
"Os argumentos que estou lhe dando são fatos que você deve levar em conta antes de se deixar levar por uma propaganda enganosa de que você vai ter solução para todas as doenças com as células arrancadas dos embriões humanos. Pelo contrário, injeção destas células em roedores imunosuprimidos dá em 50% dos casos tumores embrionários chamados de teratomas. Falei em imunosupressão pois se você tentar injetar em humanos haverá rejeição deste transplante devido à histoincompatibilidade.
"Para finalizar acredito que você deveria defender a Medicina Preventiva que é muito mais barata que a Medicina Regenerativa. Por exemplo, é melhor você fazer a sua higiene bucal do que querer substituir seus dentes detonados por[...]"
2 opiniões
avalie fechar
Eu Eu (3) 30/05/2008 18h02
Eu Eu (3) 30/05/2008 18h02
SAO PAULO / SP
"Imprensa tendenciosa, escritor influenciado
"Alice Teixeira Ferreira
"[...] Muitas notícias não distinguem células-tronco embrionárias (que já são vida) e células-tronco adultas (retiradas do cordão umbilical, medula óssea e diversos outros tecidos) e não mostram que as pesquisas científicas com células-tronco adultas são as que dão os resultados mais satisfatórios, enquanto que as células-tronco embrionárias causam câncer numa grande incidência de casos de implantes dessas células. Quando noticiam sucessos de pesquisas, limitam-se a dizer que se tratam de células-tronco, quando na verdade deveriam dizer que são células-tronco adultos. Com isso, os mais ignorantes no assunto, [...]E o mais drástico ainda, é que eles (esses leitores mais ignorantes no assunto) acabam acreditando que os embriões, quando ainda possuem apenas algumas células, em seus primeiros dias de desenvolvimento, não sejam vidas humanas'.
"[...]
"O senhor desconhece o sentido do MANIFESTO PELA VIDA. Não acredito que o senhor tenha participado de alguma missa no dia de S. Judas pois os padres explicaram muito bem do que se tratava. Existe um preconceito de sua parte presente em sua carta à Igreja. Vejamos :
"- pesquiso células tronco adultas de medula óssea desde 1998 e sou consultora científica do banco de cordão umbelical Hemocord do Rio Grande do Sul assim sendo não somos contrários a utilização das células-tronco adultas na Medicina Reparativa."
Ainda tem mais. Não houve espaço.
2 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (77) 30/05/2008 15h14
valdir timóteo leite (77) 30/05/2008 15h14
SAO PAULO / SP
Márcia Valéria me desculpe não tive a intenção de ofende-la,eu não concordo com as suas opiniões e quando se diz uma coisa e não se consegue provar essa coisa fica sendo uma coisa mesmo,ou seja uma coisa do tipo de dogmas,vc entende agora?
vc tem 17 anos e tem opinião formada parabéns por essa coisa que vc tem formada.
veja que estou respeitando a sua opinião,que é uma coisa,espero que vc também respeite a minha opinião,que não é uma coisa.
um grande abraço e espero que vc mude de coisa.
7 opiniões
avalie fechar
A EVOLUÇÃO nos permitir caminhar sobre dois pés e por que será? Se somos tais seres privilegiados, seria de bom alvitre voltar a portar uma atitude quadrúpede? Precisamos evoluir. Descobrir de onde viemos é fundamental e não podemos estar submetidos tão somente ao conceitos filosóficos ou religiosos, ou então como se explicaria a existência dos outros habitantes desse planeta? EVOLUÇÃO senhores, EVOLUÇÃO esse é o caminho da justificativa de nossa existência. Não estamos aqui num estado petrificado, aliás, até elas evoluem. EVOLUÇÃO senhores, até mesmo a morte é uma evolução. Não estou aqui homologando a legitimação do assassinato, muito pelo contrário, estou aqui desafiando A PESQUISA COM AS CÉLULAS-TROCO a mostrar, dentro desta seara, uma outra evolução, a de trazer as tão esperadas soluções pragmáticas sem a necessidade de consumir a vida. É possível? Claro que sim, não chegamos até aqui? Então! EVOLUÇÃO, até mesmo nesse último sentindo ela é necessária!
DONIZETE PONTES - RUBIATABA, GO
2 opiniões
avalie fechar
M Mig (500) 30/05/2008 13h42
M Mig (500) 30/05/2008 13h42
Infelizmente falar de embriões acaba esbarrando em uma questão mais religiosa que moral. Cada religião entende a vida em um feto como lhe convem e nem sempre esses conceitos são práticos... muitas vezes são muito mais uma referência. Sobre isso nada como a luz da ciência e dos fatos para esclarecer. Vale lembrar a necessidade de uma regulamentação rigida para evitar abusos, sejam quais meios forem. 3 opiniões
avalie fechar
valdir timóteo leite (77) 30/05/2008 13h40
valdir timóteo leite (77) 30/05/2008 13h40
SAO PAULO / SP
prezada Bianca Souza esse seu post é muito legal,seria muito bom se cada um assumisse suas responsabilidades eles prejudicaram milhões de pessoas com essa ADIN,Mas,não podemos nos esquecer que vivemos em uma democracia,onde a maioria estabelece as suas vontades através de seus representantes legais,e dentro de uma democracia todos podem expor as suas opiniões,esteja eles certos ou errados,e é deste modo que desenvolvemos os caminhos a serem seguidos dentro do nosso país...
Não podemos condena-los por exporem suas opiniões,e dentro desta democracia o que foi decidido vale para todos,No Caso de um deles precisarem usar essas terapias ou tecnologias desenvolvidas por essas pesquisas é perfeitamente legitimo,e eles tem o direito de usa-las....e com toda a certeza muitos deles vão usar,quando menos esperamos acontece com a gente ou com alguém de nossa familia uma doença ou uma deficiência,E é neste momento que as pessoas começam a se conscientizar de como é difícil estar na situação...Assim como Deus perdoa nós devemos perdoa-los também,se é que eles estão errados mesmo,eu defendo as pesquisas por pensar estar certo,mas,apenas penso estar certo,e isso só saberemos bem lá no futuro,e eu espero ter acertado junto com a maioria da nossa população,Mas quero lembrar também que nem sempre a maioria esta certa,o tempo nos dirá isto,espero que todos se beneficiem dessas pesquisas os pró e os contra ...como eu já disse viva a diversidade de idéias e viva a democracia .
6 opiniões
avalie fechar
Marcos Trajano (25) 30/05/2008 13h39
Marcos Trajano (25) 30/05/2008 13h39
Uma decisão histórica e de grande relevância para a nossa ciência. Isso mostra tão somente que o STF não está mais ligado ao atraso e a hipocrisia que pregam os religiosos. uma decisão histórica e ultranecessária. Tenho certeza que daqui a alguns anos, quem hoje é contra vai mudar de idéia quando ver os benefícios na prática. Parabens STF e parabens à comunidade científica. 13 opiniões
avalie fechar
Márcia Valéria de Souza (3) 30/05/2008 13h23
Márcia Valéria de Souza (3) 30/05/2008 13h23
MAUA / SP
Ao Sr Valdir Timóteo Leite
Não estou aqui para convence-los sobre nada só estou impondo minha opinião.
O que eu acredito é que existe uma vida e uma alma nesses embriões,não sou Deus para te provar que existe uma alma no mesmo.
Sou católica tenho apenas 17 anos e tenho uma opinião formada,naum acredito que estou aqui falando besteiras como o Sr disse ,estou APENAS IMPONDO MINHA OPINIÃO,e acredito que todos que estão aqui estão a fim disso ,vejo que são poucas as pessoas que tem o mesmo ponto de vista que eu mais fico feliz por inumeras ter discordado de mim mas ter respeitado a minha opinião sem ofensas.Isso que é o legal de poder estar aqui, não de descutir com pessoas que se julgam os espertões sem aceitar a opinião dos outros.
Obrigada a todos que respeitaram minha opinião.
sem opinião
avalie fechar
Helô MT (1) 30/05/2008 13h23
Helô MT (1) 30/05/2008 13h23
SAO PAULO / SP
O Brasil é um estado laico (pelo menos em teoria) e não é correto que um grupo de religiosos queira aplicar as suas verdades a uma população que não compartilha da sua fé. Tenho duas amigas que tem nas celulas tronco a esperança de deixar a cadeira de rodas. Elas não são católicas ou evangélicas e não é justo que sejam prejudicadas por um grupo de pessoas que querem impor as suas verdades a custa do sofrimento alheio (como fizeram durante algumas centenas de anos). A decisão do STF merece parabéns e reforça a minha esperança de que um dia este será um país sério. sem opinião
avalie fechar
Pedro Ivo Queiroz (1) 30/05/2008 12h03
Pedro Ivo Queiroz (1) 30/05/2008 12h03
SAO PAULO / SP
Maria Heloisa Soares Cavalieri (1) 30/05/2008 10h20
Maria Heloisa Soares Cavalieri (1) 30/05/2008 10h20 BELO HORIZONTE / MG
Lamentável a aprovação das células tronco embrionárias! Qualquer pessoa com um grau mínimo de instrução admite que o embrião é um ser VIVO. E, tirar a vida, qualquer um sabe, equivale a matar.
Há momentos na História em que o ser humano parece regredir terrivelmente. No entanto, a Ciência é implacável. É impossível negar o que é óbvio.Que pena! Lamentável
Heloisa Cavalieri
Empresária - RG 3599025

______________________________
Pois é, com o grau mínimo de instrução qualquer um diz que é vida, mas elevando um pouco esse grau vc chega que a definição de morte está em morte cerebral, logo só é possível falar em vida quando o sistema nervoso central etsiver formado, ou teremos um paradoxo, onde algo é vivo e morto simultaneaente.
Mas não deve ser difícil lidar com essa contradição, afinal a fé nada mais é do que aceitar irracionalmente contradições absurdas. Só mais uma não ia alterar grande coisa, não é?
Aind abem que estou num estado laico.
16 opiniões
avalie fechar
Marcelo Azevedo (70) 30/05/2008 11h55
Marcelo Azevedo (70) 30/05/2008 11h55
Sra. Bianca,
Excelente idéia. Da mesma forma que a pessoa se declara não doadora de órgãos, porque não colocar também na carteira de identidade algo como "Vedado Tratamento Biogenético"?
2 opiniões
avalie fechar
Eduardo José dos Santos (25) 30/05/2008 11h19
Eduardo José dos Santos (25) 30/05/2008 11h19
Decisão importante para nossa ciência. Os cientistas vivem de estudos, não poderíamos perder mais tempo, para isso o STJ deu uma grande passo para que brevemente tenhamos resultados positivos na cura de doenças graves e fatais. 4 opiniões
avalie fechar
Bianca Souza (1) 30/05/2008 11h12
Bianca Souza (1) 30/05/2008 11h12
SALVADOR / BA
A Hipocrisia dos Pró-Vida...
Eu penso o seguinte: a grande maioria dos pró-vida (pró-morte) são hipócritas... Não todos, claro... Mas a gente pode fazer o seguinte teste:
1. A maior parte dos pró-vida são CONTRA AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS...
2. Então deveria haver um formulário, caso esse pessoal consiga manter a proibição de pesquisas com células embrionárias aqui no Brasil... Algo como:
EU, (nome da pessoa estúpida), MILITEI CONTRA AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. DESSE MODO, ME COMPROMETO A JAMAIS USAR QUALQUER TECNOLOGIA DERIVADA DO RESULTADO DESSAS PESQUISAS. COMPROMETO-ME A, NO FUTURO, CASO FIQUE TETRAPLÉGICO EM DECORRÊNCIA DE UM ACIDENTE, OU MEU FILHO NASÇA COM PARALISIA CEREBRAL OU QUALQUER OUTRA DOENÇA QUE POSSA EVENTUALMENTE SER CURADA PELO RESULTADO DESSAS PESQUISAS, A NÃO IMPORTAR TAIS TECNOLOGIAS E NÃO VIAJAR AOS PAÍSES QUE OFEREÇAM TAIS TECNOLOGIAS, POIS SENÃO ESTAREI SENDO UM GRANDE HIPÓCRITA. OU SEJA, COMPROMETO-ME A FICAR TETRAPLÉGICO, E DEIXAR MEU FILHO DOENTE, MESMO HAVENDO UMA CURA (DERIVADA DAS PESQUISAS COM CÉLULAS EMBRIONÁRIAS) PARA TAIS MALES, SOB A PENA QUE A LEI ACHAR MELHOR.
Sabem quantas pessoas assinariam tal formulário??? Provavelmente muito poucas, porque a maioria desse pessoalzinho só quer posar de boazinha, ou está ignorantemente seduzida pelas propagandas católicas...
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (717)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca