Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Charles Darwin

Há 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
ALLAN KIRA (2) 27/11/2009 17h18
ALLAN KIRA (2) 27/11/2009 17h18
Portanto, tão prepotente quanto tentar provar a inexistência de um Deus por escassez - ou mesmo absoluta falta - de elementos científicos, é tentar enfiar goela abaixo dos que acreditam na Teoria de Darwin e na ciência VERDADEIRA, de que tal teoria é manca, que carece de base fortalecida ou nada tem a ver com o Universo descrito na Bíblia. Acordem! É claro que nada tem a ver com a Bíblia, nem procura traçar paralelos com ela.
Se não será Darwin, nem todos os gênios antes e depois deles, que os convencerão de que há uma explicação lógica e padrões estabelecidos para o Universo, muito menos serão vocês que nos convencerão de que Darwin estava louco, e de que sua teoria é um embuste.
Acreditem no que quiserem, e deixem os que acreditam na ciência tentar desvendar o que há pra ser desvendado.
Se os senhores se contentam com a explicação do Velho Testamento, ótimo! Isso os completa? Ótimo novamente!
O Velho Testamento, tampouco o Novo, estão miseramente próximos de explicar o que ocorre na natureza para mim. Têm lá seu valor cultural, mas científico?
Essa desavença, creio eu, deveria ter sido enterrada com Darwin.
Deus é Deus, Darwin é Darwin, todos somos ínfimos, diante de qualquer um dos dois, mas prefiro, ainda que eventualmente eu queime num lago de enxofre, acreditar no segundo. Certamente, ele não exigiu ou desejou que seus críticos e detratores fossem condenados ao sofrimento eterno.
sem opinião
avalie fechar
ALLAN KIRA (2) 27/11/2009 16h58
ALLAN KIRA (2) 27/11/2009 16h58
Creio não pertencer a Darwin, muito menos a nós, o direito e a capacidade de explicar a existência ou não de Deus.
Não acredito nele, mas não sou categórico em afirmar que não existe. Acho que é muita arrogância.
Quanto aos que acreditam, vocês não podem, e nem devem, colocar a Teoria Evolucionista como a tentativa de provar a inexistência de Deus. Ela procura explicar os mecanismo e padrões das espécies, de como evoluíram, porque algumas pereceram e outras vingaram, e não se foi Deus quem criou o Universo, se a vida tem um significado, ou se somos apenas uma coincidência cósmica.
A vocês religiosos fervorosos, indignados que um sujeito do século XIX tenha tentado trazer um pouco de luz à nossa vida, e explicações científicas para algumas coisas da natureza, talvez devessem ler o livro de Darwin, pois posso garantir, com algum grau de certeza, que a obra nã foi nem sequer folheada por muitos de seus críticos.
sem opinião
avalie fechar
Jose Teixeira (21) 20/11/2009 23h01
Jose Teixeira (21) 20/11/2009 23h01
Sr. Cláudio Ângelo, não entendi bem seu posicionamento diante de um assunto tão sério como esse, pelo menos para mim! Fiquei sem saber se o Sr. admira ou execra o grande cientista Dawkins. Seus argumentos em defesa da "Evolução" são lógicos demais para se lançar dúvidas a respeito. Ainda que ele use de toda a sua perspicácia, conhecimento científico e didática excelentes para expor qualquer assunto a que se proponha. Em seu livro "Deus, um delírio" ele lança um desafio, que aos mais desavisados, pode parecer uma pretensão inatingível, embora ele mesmo tenha colocado a idéia nesses termos, de que após a leitura isenta dessa obra prima, ele duvida que uma mente esclarecida não se renda aos argumentos apresentados e deixe de crer na "teoria criacionista". Não há engodo algum! Como dizia um dos expoentes do protetantismo: "A razão é inimiga da fé"! A fé se desvanece diante da razão, pelo simples motivo de que ela não se sustenta a não ser no sentido puramente subjetivo da interpretação individual, o que não constitui evidência de nada. A qualquer cientista ateu que fossem apresentadas evidências da inequívoca existência de Deus, imediatamente se renderiam e confessariam a sua posição errada. Do contrário, a qualquer crente que fossem apresentadas evidências irrefutáveis da não existência de Deus, diriam: não importa, continuo acreditando que ele existe! De fato, é isso que se observa. E isso deixa de ser interessante sobre qualquer ponto de vista! 1 opinião
avalie fechar
Alex Peres (47) 20/11/2009 19h06
Alex Peres (47) 20/11/2009 19h06
Caro Edivaldo, vc deve estar falando da SUA relação com Deus, pois Deus só existe no imaginário de cada pessoa. Tente vc identificar o caminho de volta da sua casa, os objetos, a comida, e tudo o que vc vê, da forma que os cães fazem, somente através do olfato. Temos habilidades que os animais não tem, porém eles tem habilidades que nem sonhamos ter, muito mais sofisticadas. Pare com a mania de se achar especial, de achar que a raça humana é melhor. Somos animais, compostos dos mesmos elementos químicos com o propósito biológico de nos mantermos vivos para passar a herança genetica para nossos filhos, nada mais. O resto é alegoria, inclusive Deus. Tente estudar e ler mais coisas para abrir a cabeça e sair do escuro do misticismo. Tenho fé (e fé é diferente de religião) que nós um dia entenderemos o mundo como uma grande comunidade de seres vivos e não como nosso reino e que tudo está sob nosso controle, ou o que é o pior, sob o controle de um ser imaginário e todo poderoso, fisicamente impossível. A obra de Darwin é comprovada cientificamente baseada numa montanha de evidências, é incotestável. Só a cegueira religiosa nega! 1 opinião
avalie fechar
Leandro Alves (15) 19/11/2009 18h51
Leandro Alves (15) 19/11/2009 18h51
Edvaldo, meu gato é bastante inteligente, mas realmente não é capaz nem de entender o que é um rádio (ou talvez eu que não saiba me comunicar na língua dele). Seu raciocínio, aparentemente profundo, não está baseado em nada e este é o ponto.
Não estou aqui para discutir a nossa relação com Deus e nem se ele existe. Mesmo que você esteja certo isso não prova que a teoria de Darwin está errada, o que é o cerne deste fórum.
Por favor, não me venha com metáforas vazias. Me de argumentos reais contra Darwin. Eu adoraria ouvi-los, pois isto seria de grande valor para a ciência e, consequentemente, para a humanidade.
sem opinião
avalie fechar
Edivaldo Grolla (4) 19/11/2009 13h19
Edivaldo Grolla (4) 19/11/2009 13h19
Pegue seu animal de estimação e ensine-o como funciona um radio, seu circuito eletronico e de como ele recebe as ondas pelo ar convertidas em som? Se conseguir entender pelo menos a pergunta acima é o inicio para entender nossa relação com Deus! 1 opinião
avalie fechar
Leandro Alves (15) 18/11/2009 12h03
Leandro Alves (15) 18/11/2009 12h03
Desculpa Edivando, acho que não estamos falando dos mesmos livros. Estava me referindo à bíblia e ao corão. Estes livros, apesar de sua estética literária, não mostram nada. Já li o Gênese e não há nada ali. São apenas citações rápidas e superficiais da ordem em que o mundo foi criado.
Há quem diga que a ordem da criação narrada no Gênese está correta e isso é uma prova de que ele está certo. Não gosto de me precipitar desta forma. Mesmo a ordem narrada é um pouco vaga e deixa margens para interpretações e, interpretações, variam de acordo com os conhecimentos e gostos de cada pessoa.
Mesmo que Deus tenha criado o mundo, é visível que ele usou determinadas regras para isso. Está ai o motivo de não vermos vacas voando e nem rios subindo cachoeiras. A seleção natural (e não evolução!) descrita por Darwin é uma dessas regras. Não sei por que tanto problema em aceitar isso mesmo diante de tantos argumentos científicos.
Ou melhor, sei sim. O ser humano é dotado de uma soberba burra e míope. Pensávamos que ocupávamos o centro do universo e isso se mostrou mentira. Pensávamos ser a imagem e semelhança de Deus e isto também está se mostrando uma mentira. O que vai nos restar? Para mim a nossa simples existência, o que já é um milagre insuperável e que não deve ser desperdiçado ou menosprezado em hipótese alguma.
2 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Grolla (4) 17/11/2009 13h20
Edivaldo Grolla (4) 17/11/2009 13h20
O livro é maravilho pois mostra com muita sabedoria de como Deus criou as coisas. A prorrogativa ilógica da evolução é querer se comparar com a criação. Quando conseguirem criar vida juntando elementos quimicos do nada .... ai começa a evolução? 3 opiniões
avalie fechar
Leandro Alves (15) 12/11/2009 17h15
Leandro Alves (15) 12/11/2009 17h15
Caro Sr. Robert. Não precisa ficar ofendido. Já fiz muito disso tudo que você falou. Nasci em família católica, estudei em escola católica, fiz primeira eucaristia e "conversava" com Deus todas as noites. Não sou profundo conhecedor da bíblia, mas gosto de me informar sobre ela. Realmente há partes incontestáveis; todavia, até onde pesquisei, há um número ainda maior de partes contestáveis.
Adoro as discussões existenciais e, mais do que me informar sobre a bíblia, fui me informar também sobre filosofia, biologia, física e cosmologia. Acabei de tornando ateu e aprendi que as convicções são inimigas da verdade. Defendo que tudo é questionável, da teoria de Darwin à existência de Deus. A única coisa que critiquei foi método como a grande parte das pessoas fazem seus questionamentos e formam suas opiniões. E isso vale para você.
Não podemos formar opiniões baseadas em sentimentos ou primeiras impressões. Fazendo isso os povos da antiguidade afirmaram que o Sol girava em torno da Terra. E perceba que eles tinham um ótimo argumento: diariamente vemos o Sol se movendo pelo céu e a Terra está parada, uma vez que não a sinto em movimento. Hoje sabemos que este pensamento é falso, fruto de uma falsa primeira impressão.
Também tenho amor por você, por todos nossos irmãos humanos, primos macacos e demais parentes do reino animal e vegetal. Continuarei amando vocês independente da existência de Deus ou de uma possível comprovação de que não somos parentes.
8 opiniões
avalie fechar
Sr. Leandro Alves. Respeito sua descrença no Ser maior, o Criador. Mas antes de o Sr. Falar D'ele, procure na própria ciência que o Sr. tanto confia, confirmações inquestionáveis cientificamente sobre passagens relatadas na Bíblia, a qual o Sr. denomina de livro velho, escrito sabe-se lá por quém. Existe uma corrente científica que vira e mexe corre atrás de desmistificar este livro velho. Mas todavia, só conseguem confirmar o que lá está escrito com comprovações científicas (vide também canal discóvere, "desvendando os segredos da bíblia"). Quanto ao Ser metafísico que o Sr. menciona, ele não é mensurável, ciência nenhuma poderá mensura-lo. Não se vê ou se acha esse Ser em qualquer esquina, mesmo ele estando lá por causa do uni presença. Entretanto, se o Sr. quiser vê-lo, lhe dou uma dica, converse com ele!, é, converse com ele de coração puro, porque só se vê, só se sente a presença D'ele aqueles que tem um coração quebrantado, se duvidar? , experimente, não vai te custar nada, é de graça. Aliás, Ele é uma graça, tudo que ele faz e de graça. Só pede uma coisa, amar ao próximo como a ti mesmo, esmoleça seu coração, experimente a senssação e depois me diga se ele existe ou não.
Meu e-mail: rreisrepresentacoes@oi.com.br, terei, terei não, já sinto um imenso amor por você irmão. Que a graça e a paz o acompanhe.
5 opiniões
avalie fechar
Sr. Leandro Alves. Respeito sua descrença no Ser maior, o Criador. Mas antes de o Sr. Falar D'ele, procure na própria ciência que o Sr. tanto confia, confirmações inquestionáveis cientificamente sobre passagens relatadas na Bíblia, a qual o Sr. denomina de livro velho, escrito sabe-se lá por quém. Existe uma corrente científica que vira e mexe corre atrás de desmistificar este livro velho. Mas todavia, só conseguem confirmar o que lá está escrito com comprovações científicas (vide também canal discóvere, "desvendando os segredos da bíblia"). Quanto ao Ser metafísico que o Sr. menciona, ele não é mensurável, ciência nenhuma poderá mensura-lo. Não se vê ou se acha esse Ser em qualquer esquina, mesmo ele estando lá por causa do uni presença. Entretanto, se o Sr. quiser vê-lo, lhe dou uma dica, converse com ele!, é, converse com ele de coração puro, porque só se vê, só se sente a presença D'ele aqueles que tem um coração quebrantado, se duvidar? , experimente, não vai te custar nada, é de graça. Aliás, Ele é uma graça, tudo que ele faz e de graça. Só pede uma coisa, amar ao próximo como a ti mesmo, esmoleça seu coração, experimente a senssação e depois me diga se ele existe ou não.
Meu e-mail: rreisrepresentacoes@oi.com.br, terei, terei não, já sinto um imenso amor por você irmão. Que a graça e a paz o acompanhe.
1 opinião
avalie fechar
caio santana (4) 06/11/2009 14h34
caio santana (4) 06/11/2009 14h34
Todos os ofendidos, é claro, são criacionista de carteira ou não. Senhores, é perfeitamente possível acreditar na (R)evolução e ter alguma religião. A ciência é honesta e clara, e está disposta ao debate e esta aciosamente esperando por quem venha com as contra-provas, afinal será assim que poderemos nos chamar de civilizados. Choradeira sem prova, não vale. E podem ir aumentado o coro dos amigos e admiradores do Adauto Lourenco, o maior picareta criacionista que nossa bendita nação gerou. 12 opiniões
avalie fechar
Júlio Dalcin (15) 03/11/2009 18h45
Júlio Dalcin (15) 03/11/2009 18h45
Parabéns Reinaldo José Lopes, sucesso com o lançamento do Além de Darwin! 1 opinião
avalie fechar
dennis sousa (4) 27/10/2009 16h15
dennis sousa (4) 27/10/2009 16h15
Sempre o homem e seus meios para controlar as massas.
Fred Hoyle quando foi contra esta nova ciência :
"Francamente, sou perseguido pela convicção de que a filosofia niilista que a chamada opinião educada decidiu adotar depois da publicação de "A Origem das Espécies" conduziu a humanidade no rumo de uma auto-destruição automática. Foi posta em funcionamento uma máquina do Juízo Final. Resta saber se esta situação pode ser ainda recuperada -- se é possível parar a máquina ..... (The Intelligent Universe - 1983)"
11 opiniões
avalie fechar
Leandro Alves (15) 27/10/2009 10h40
Leandro Alves (15) 27/10/2009 10h40
Esta reportagem colocou um argumento fantástico que nunca tinha ouvido. As pessoas desprezam o poder da genética, acreditando ser impossível evoluirmos de uma única célula para um organismo complexo como o nosso, mesmo ao longo de 3 bilhões de anos. Mas isto já ocorreu conosco, durante a nossa gestação e levou apenas 9 meses.
Toda discussão é interessante e enriquece o conhecimento humano. Mesmo teorias muito precisas se mostraram erradas ou incompletas a luz de novas descobertas. A relatividade mostrou que a mecânica e a gravidade de newtoniana falham em velocidades comparáveis a da luz ou quando nos aproximamos de fortes campos gravitacionais.
O ponto é: a teoria de Darwin não é inquestionável. Mas se quisermos refutá-la ou corrigi-la temos que nos basear em argumentos sólidos e mensuráveis, assim como Darwin fez. Não dá pra se dizer que a teoria é falsa apenas porque eu me acho especial demais para ser a evolução de uma ameba ou porque um livro velho, escrito sabe-se lá por quem, me disse que sou a imagem e semelhança de um ser metafísico.
Até lá, eu fico com Darwin.
9 opiniões
avalie fechar
Alexandre Barreira Alves (1) 27/10/2009 00h08
Alexandre Barreira Alves (1) 27/10/2009 00h08
hahahaha muito bom
o interessante é ver como a intolerância vinda de um ateu é simplesmente igorada.
Mas agora sei que devo agradecer ao ser chamado de idiota , afinal de contas acredito em Deus! hahahah
E é completamente compreensível que se julgue a inteligencia de uma pessoa pela sua religiosidade. Fato provado!
Obrigado Dawkins, obrigado editor
5 opiniões
avalie fechar
Clarindo Schroeder (3) 26/10/2009 22h10
Clarindo Schroeder (3) 26/10/2009 22h10
> Senhores,quero abster-me de fazer comentários sob a
> luz da religião ou da ciência.
E o que fizeste então Paulo Sergio?
> O que me assusta,é que o mesmo erro que a
> religião cometeu no passado a ciência está
> cometendo hoje,tentando tornar toda a
> complexidade do universo uma coisa óbvia,que
> pode ser explicada com experimentos em
> laboratórios
E o que me assusta é sua desonestidade, ou seria ignorância sobre o assunto? Cientistas não estão matando e torturando pra impor o que descobrem, funciona de maneira bem mais sutil, através de provas, observações, evidências, ou como quer que chamem, e isto é uma arma muito diferente das usadas pela igreja para se impor naqueles tempos infelizes. Ninguém precisa acreditar sem ver. Tens dúvidas? Basta estudar e comprovar por você mesmo. Honestidade é a palavra, não truculência, e de que adianta criticar os métodos que a igreja usou se ainda hoje estás usando os mesmos? Busque argumentos, falar por falar, bradar, e chorar, só funciona com as ovelhinhas que se ajoelham.
11 opiniões
avalie fechar
Rafael Riani (2) 26/10/2009 14h15
Rafael Riani (2) 26/10/2009 14h15
Só se sentiu ofendido com o "idiota", os que mesmo com MILHARES de evidências a favor da evolução continuam acreditando que um ser invisível criou o mundo há 6 mil anos. Que discordem também que a Terra é esférica e gira em torno do sol. É igualmente ridículo. 6 opiniões
avalie fechar
Paulo Sergio (1) 25/10/2009 22h41
Paulo Sergio (1) 25/10/2009 22h41
Senhores,quero abster-me de fazer comentários sob a luz da religião ou da ciência,gostaria apenas de fazer uma reflexão sobre um passado não muito distante.Qdo a religião chamou para sí o papel de conhecedora de todos os mistérios do universo,causou grandes injustiças e um grande mal para a humanidade,negando verdades hoje provadas pela ciência.O que me assusta,é que o mesmo erro que a religião cometeu no passado a ciência está cometendo hoje,tentando tornar toda a complexidade do universo uma coisa óbvia,que pode ser explicada com experimentos em laboratórios e deixando de levar em consideração um pensamento filosófico e existencial de uma força criadora.Sou leigo,mas leio muito,e se a mente cinetífica mais brilhante que já existiu(Albert Einstein)teve a humildade de reconhecer que não se pode explicar a complexidade universal em laboratórios,para mim é algo bem mais racional.A ciência é maravilhosa,cura muitas doenças,permite que filhos,irmãos,pais,mães que são o sentido de nossas vidas fiquem mais tempo conosco,porém me assusta como as vezes tentam tornal tudo facilmente explicável.Para o bem da humanidade,que sempre exista entre os cientistas pessoas com ideais e sentimentos,como Albert Sabin,que não destruiu um único embrião para salvar milhões de vidas da paralisia infantil.Para o nosso bem,e para que tudo continue bem ,PEÇO AS PESSOAS QUE TRABALHAM NOS LABORATÓRIOS,PARA QUE NÃO ACHEM QUE TEM AS CHAVES DO UNIVERSO,PORQUE ESTAREMOS PERDIDOS 11 opiniões
avalie fechar
Cauê Beloni (4) 25/10/2009 21h48
Cauê Beloni (4) 25/10/2009 21h48
Muito boa matéria, conseguiu transparecer com exatidão a sensação de ler Dawkins, o jornalista afirmou competência por ousar tratar este assunto polêmico. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (164)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página