Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Homem na Lua

Até julho de 1969, os norte-americanos haviam perdido praticamente todas batalhas espaciais para os russos, que foram os primeiros a enviar um satélite artificial ao espaço, a colocar um ser vivo em órbita, a fazer uma missão espacial tripulada e a mandar uma sonda para a Lua. No dia 16 daquele mês, precisamente às 10h32 no horário de Brasília, os Estados Unidos lançavam a nave Apollo 11, com três astronautas a bordo. A missão: entrarem para a História como os primeiros homens a pousar na Lua.


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Comentários dos leitores
Waldemar Roberto Ruziscka (11) 19/07/2009 20h42
Waldemar Roberto Ruziscka (11) 19/07/2009 20h42
IO "especialista" pode ser bom no que faz mas é fraco nos argumentos. Dizer que não existiam computadores é risível para dizer o mínimo( eles existem há entenas de anos) o que talvez não existissem fossem os programas de tratmento de imagem. Digo talvez porque não existiam para o público em geral mas nínguem pode ter certeza que não existissem a serviço da nasa. Vejam-se os vídeo " "A funny thing happened on the way to the moon" e fica claríssimo que há um cabo preso por gancho no topo da mochila do astronauta pulando, alem disso o argumento de que não seria possível simular a falta de gravidade( na verdade a diferença de gravidade entre Lua e Terra) é ridículo pois os videos citados acima mostram que na verdade bastou filamr em velocidade normal e editar o filme com velocidade reduzida à metade. Ele não fala da falta de estrelas( sem atmosfera e sem poluiçao elas teriam de ser visíveis em pleno dia. E para quem sempre falsificou tudo não custa muito para se crer que tenham feito isto novamente!! 12 opiniões
avalie fechar
César Grossmann (19) 19/07/2009 20h08
César Grossmann (19) 19/07/2009 20h08
Licinia, você chamou todos os cientistas de covardes. Não é assim que a coisa funciona. Se um cientista abrir a boca, ele acaba com a credibilidade de todos os outros. Para ele é vantagem. Outra coisa, você fala que não há provas. Na verdade há provas da missão. E as provas são: os equipamentos usados, o testemunho de quem participou do projeto Apolo, as amostras de solo e rochas lunares, as fotos, os filmes, as gravações de telemetria, as leituras de radar, as fotos feitas por astrônomos independentes das Apolo enquanto estavam em órbita da Terra, e tudo o mais. Cada pedacinho de evidência é uma evidência da missão ou da fraude, e é a prova que todos precisam. É só saber interpretar as provas. Para teres uma idéia, o curador das amostras lunares aponta que todo ano cerca de 400 pedidos de amostras de cientistas do mundo inteiro são atendidos. E isto a pelo menos 30 anos. E tem cientistas que não tem nenhum interesse em guardar "segredinhos sujos". Se as amostras não fossem o que os americanos dizem ser, isto teria vindo à público pelo menos uns 30 anos atrás. A mesma coisa as fotos. Sabe a famosa foto da pegada? Ela foi feita em dois tempos, primeiro Armstrong fotografou o solo "virgem", depois fotografou depois de pisar sobre ele. Para que os geólogos na Terra deduzissem algumas propriedades do regoito (poeira) lunar, olhando as fotos. Se não fosse feito na Lua, isto ficaria patente, visível, perceptível. E isto com TODAS as fotos. 9 opiniões
avalie fechar
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h59
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h59
É muito fácil entrar na onda e ficar duvidando. Mas montar um cenário plausível de fraude é mais do que dizer "foi feito no deserto do Arizona". Quem foi o responsável? Quantas pessoas foram envolvidas? Como resolveram as dificudades técnicas?
As acusações de fraude só vem com afirmações bisonhas. Uns dizem que pegadas não se formam onde não tem umidade. Outros dizem que as câmeras e filmes não suportariam a temperatura lunar. Tem quem afirme que a própria roupa dos astronautas não suportaria estas temperaturas. E tem mais, dizem que as sombras deveriam ser todas elas paralelas, que não deveria haver formação de penumbra, que o módulo lunar parece ser feito de papel machê, que o módulo não tem as dimensões necessárias nem a forma aerodinâmica necessária para voar, etc. etc. etc. A coleção de besteiras que os adeptos da teoria da fraude colecionam é tão grande, que o espaço fica pequeno para citá-las, e não adianta demonstrar que são besteiras, os conspiranóicos ou não conseguem compreender ou não querem abandonar o seu mundinho fantástico onde a Nasa engana o mundo todo por 40 anos, menos eles; - eles sempre retornam com o mesmo argumento furado, sempre as mesmas perguntas, sempre, sempre, sempre.
Eu até tenho pena da Folha, por que repetindo e dando espaço para o non-sense, eles acabam alimentando o mesmo. Não adianta desmentir. Não adianta explicar. Os adeptos da fraude não querem debate racional. Querem espaço para suas besteiras. E só. E ganharam.
11 opiniões
avalie fechar
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h52
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h52
E olha o resto dos argumentos! Um diz que os americanos mentiram, por isto mentem sempre e mentem nisto também.
Tem uma coisa que não mente. Existem três espelhos que foram deixados na Lua pelos americanos, em três posições diferentes. Estes espelhos são usados até hoje para medir a distância da Terra à Lua.
Tem mais coisas. As amostras de solo e rochas lunares. Quase 400kg delas. Os soviéticos tinham uma sonda autônoma que trouxe quase 400g delas. Qualquer geólogo que analisar as amostras pode atestar que elas não são de origem terrestre. Uma análise de isótopos aponta que elas tem mais de 3 bilhões de anos de idade. A análise das amostras também mostra que não são meteoritos.
Finalmente, o absurdo da conspiração para ocultar a fraude. A Nasa gastou em 7 anos cerca de 100 bilhões de dólares, envolvendo direta ou indiretamente 400.000 pessoas. (Estes dados são do projeto Ártemis.) Para não ir à Lua? Para quê então o Projeto Mercury? O Projeto Gemini? E em dezembro de 1968 havia ou não astronautas orbitando a Lua, mandando um "Feliz Natal" da órbita lunar? A triangulação não mente. Nem o radar Doppler. E quantos foram envolvidos? E por que as Surveyor pousaram na Lua? Pousaram? E as fotos e filmagens de TV feitas pelas Surveyor, eram verdadeiras ou falsas? E as Ranger? Até que ponto foi a fraude? Quanta gente envolveu? Como conseguiram fazer amostras perfeitas de solo e rochas lunares, semelhantes às soviéticas?
8 opiniões
avalie fechar
Antonio Oliveira (31) 19/07/2009 19h49
Antonio Oliveira (31) 19/07/2009 19h49
O pessoal neste e' muito ignorante.
Os astronautas deixaram equipamentos refletores (tipo espelhos) para cientistas na Terra usarem raios laser para medir a distancia entra a Terra e a Lua (que muda a cada ano). Varios institutos de pesquisa se utilizaram destes "espelhos" para fazer seus experimentos. De todos os ceticos nao ha um cientistas entre eles? por que sera'? Os ceticos sao ignorantes e analfabetos em termos de ciencia (matematica, fisica , quimica). Vao estudar .... , saim de seus pensamentos mediocres e tapados.
Vem com perguntas cretinas... " se foram por que nao voltaram??". simples....
A corrida espacial a Lua foi muito politica (USA x USSR) comunismo contra o capitalismo. Gagarin (1o. homem no espaco, alias nao ha provas concretas que ele foi ao espaco, mas sabemos que ele esteve por la, por que os ceticos nao refutam este fato como outra farsa ??). Uma vez que os americanos bateram nos russos na corrida para a Lua (nao uma vez mas seis vezes foram a Lua) e devido aos altissimos custos do foguete Saturn V (nao reaproveitavel) decidiram cortar as viajens a Lua e partir para novas empreitadas (no incio de 1972 , ultima viajem a Lua) comecaram o projeto Space Shuttle (Onibus espacial) iria demorar 7 anos para ficar pronto em 1979 Entrerprise (prototipo de teste) e 1980 Columbia. Os ceticos sao uns tolos mesmos....
7 opiniões
avalie fechar
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h43
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h43
Não apenas isto, mas parece que tem gente com ilusões de grandeza acerca da Nasa. A Nasa é a mais poderosa agência espacial do planeta, mas isto não significa que ela tenha orçamento irrestrito. Quem tem orçamento irrestrito é o Departamento de Defesa, tem centenas de bilhões de dólares à disposição. A Nasa sempre tem que miseriar verbas para o Congresso, e dividir com parcimônia entre os projetos. Quando foi anunciada a vontade do Bush de voltar para a Lua, foi um deus-nos-acuda, por que muitos projetos seriam, e foram, cortados. Por que Mr. Bush deu a missão, e não deu suplementação de verba para ela. E é assim que a agência espacial mais poderosa do planeta vive, com migalhas. A notícia de que as fitas foram reaproveitadas não me surpreendeu nem um pouco (mas foi um choque, eu também achava que eles deveriam ter dado mais importância a elas).
Voltando à teoria da fraude, alguém explica onde, fora de Hollywood, os leigos sabem mais que os cientistas? Como é que físicos, astrônomos, astrofísicos, engenheiros aeronáuticos, não duvidam da Apolo 11, e gente que não tem treinamento científico duvida? Quem tem mais chances de estar errado? (O Cassio FX, pra mim, tá mentindo: diz aí o nome de um cientista canadense que duvida da missão, mas não pode ser biólogo).
A licinia duvida que o módulo pudesse deixar a superfície da Lua. Mas onde estão as contas que ela fez para apoiar sua dúvida? Não tem. É só achismo.
9 opiniões
avalie fechar
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h35
César Grossmann (19) 19/07/2009 19h35
Axel, eu conheço a turma dos conspiranóicos e já tem alguns carnavais. É gente que sem entender de perspectiva jura que as sombras deveriam ser paralelas. E mesmo que você explique para eles o conceito de ponto de fuga, ou que o terreno lunar era irregular, e isto distorce as sombras, eles saem dali a repetir a mesma bobagem de antes. São, sim, idiotas. E tem mais. Se metem a falar besteiras. Um dos Mauros chegou a escrever para a Kodak para saber se o filme funcionaria nesta ou naquela temperatura, mas ele nunca se perguntou a que temperatura realmente alguém fica quando está na Lua, como ganha e perde calor. Coisa que a professora dele do ensino fundamental deve ter ensinado. E tem mais ainda, o suposto ator e diretor queria ver estrelas nas fotos, se qualquer fotógrafo que tenha TENTADO fotografar estrelas sabe que precisa aumentar a obturação e o tempo de exposição. São, sim, idiotas. Ou não tem cérebro, ou não usam.
Agora veja só o teu argumento: eu só "acredito" por que tenho um "zelo" pelos americanos. Ainda me chamou de fascista. E cadê os argumentos que sustentam a tua tese de que se trata de um "injustificável"? Não tem. É só mais "ad hominem".
Quanto aos que afirmam que não poderia ter sido apagada a fita, eu concordo, mas pergunto: que importância foi dada às fitas? O técnico da Nasa apontou que se deu muito mais valor à transmissão ao vivo. E de que maneira que as fitas foram arquivadas? Provavelmente sem identificação alguma.
5 opiniões
avalie fechar
jucelino kopeski (265) 19/07/2009 14h42
jucelino kopeski (265) 19/07/2009 14h42
Cesar sherer,eu nao vi o 14 Biz original voar ,mas vi a replica que voa, tambem vi o filme original.A replica do aviao americano em frente ao Bush e o mundo nao saiu do chao o filme da NASA nao existe. Apos 40 anos voce espera encontrar as pegagas dos americanos na na lua?Oque existe no museu na Florida e um monte de sucata eu vi, e apos ver passei a duvidar.Americano acredita no diabo em horoscopo,em Jesus tambem na Nasa, armas quimicas e biologicas la no Iraque,inventarao o Papai Noel,o LSD e o extasi,porem tambem exitem muito mais coisas muito boas la do que ruins,uma delas e poder ,se quizer e claro, pensar. 8 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (168) 19/07/2009 13h07
licinia albuquerque (168) 19/07/2009 13h07
Ora, aquele rolo de fita, era uma das coisas mais preciosas que a humaidade possuia, até porque nunca mais, depois daquele dia, alguém pisou na Lua. E, por contensão de despesas, eles apagaram. Aquela fita era para estar trancada a sete chaves com, no mínimo duas cópias dela(da fita). E, depois de 40 anos, eles anunciam que apagaram!? Ontem, numa reportagem de tv, vímos os mesmos astronautas andando na Lua, só que ao invés da bandeira americana, era colocada uma bandeira brasileira. É o mesmo princípio. Difícil convencer alguém que aquele módulo, sózinho, tivesse força suficiente para alcançar o espaço lunar e acoplar novamente a Apolo. É só ver as imagens da Apolo XI saindo, no Cabo Canaveral. É um estrago só a força que provoca. E, como aquele pequeno módulo conseguiu achar tanta força para sair do chão?? Talvez, o silêncio dos cientistas foi em prol da ciência,mesmo. Que interesse teriam em desmentir essa façanha? Talvez eles, assim como os que não acreditam, não tenham como provar que não aconteceu. Apenas, conjecturas. Como nós. Existe uma diferença muito grande em alguém que não acredita dizer e de um cientista dizer. Nós somos a massa sem inteligência e eles correm o risco do descrédito. 12 opiniões
avalie fechar
Mateus D. Silva (1) 19/07/2009 10h59
Mateus D. Silva (1) 19/07/2009 10h59
Antes de mais nada vocês deveriam era questionar como que países emergentes como a Ìndia e a China, que futuramente formaram o BRIC (as 5 maiores potências no mundo) com Brasil e Rússia, estão envolvidas com projetos espaciais e colocar o homem á Lua, e o Brasil não, que o governo dá moral nenhuma e hoje não temos nem tecnologia a respeito desse assunto. 3 opiniões
avalie fechar
Pablo Hernandez (10) 19/07/2009 10h17
Pablo Hernandez (10) 19/07/2009 10h17
Enviei um comentario sugerindo que as pessoas que não acreditam que o homem pousou na Lua dedicassem seu tempo a duvidar de outros fatos igualmente improváveis, como por exemplo, a existencia da própria Lua.
Pensei que a forte conotação irônica do texto seria facilmente comprendida. Para minha surpresa não foi assim. O comentario do Sr. Paulo Henrique dizendo que eu estou louco (que vivo no mundo da lua), demonstra que nem todos entenderam da mesma maneira.
Aos que eventualmente entenderam como este Sr. , esclareço que o que quis dizer foi que não acreditar que o homem pousou na Lua é o mesmo que não acreditar na existência da Lua, tendo em vista que existem provas suficientes e equivalentes para comprobar a duas coisas: que a Lua exite e que o homem pousou nela. Não somente uma vez, senão varias vezes.
Não vou repetir as mesmas explicações já apresentadas neste espaço, porque seria inútil. A descrença destas pessoas nao é racional e somente pode ser explicada por psicólogos, sociólogos e outros estudiosos do comportamento humano e social.
A resistencia destas pessoas em admitir um fato tao evidente nos ajuda a entender porque as descobertas científicas mais revolucionarias foram, inicialmente, ridicularizadas e seus propositores humilhados ou executados.
11 opiniões
avalie fechar
Cesar Scherer (6) 19/07/2009 00h18
Cesar Scherer (6) 19/07/2009 00h18
É impressionante como é só falar em ciência que todo brasileiro vira cético, pelos motivos errados, é claro. Ele não acredita na ida Lua, mas muitos, talvez, acreditem em horoscopo, divindades, e o diaba quatro, e que Santos Dumont inventou o avião, afinal ele é brasileiro. Ninguém hoje estava lá quando Santos Dumont voou, mas ninguém pensa em duvidar... o anti-americanismo é uma praga nesse paísl. Sinceramente, acreditar que toda a comunidade cientifica esta sendo enganada ha 40 anos, é muito "RACIONAL". Carl Sagan, um dos maiores cientistas de nosso tempo, pra esses pseudocéticos, deve ser um otário, um capiau que não entendia nada, um cara que não é confiavel, pois é, cada uma!!! Eu quero ver a cara desses pseudocéticos, quando a China, India e Japão chegarem a Lua, e enviarem imagens ds pegadas, bandeiras, veiculos lá presente, ou vão dizer que também eles estão envolvidos nessa "manipulação". 16 opiniões
avalie fechar
Daniel Marques (3) 18/07/2009 21h29
Daniel Marques (3) 18/07/2009 21h29
Inacreditável que a Nasa, um dos maiores orçamentos do governo, iria apagar fitas pra reaproveitar.
É público e notório o desperdício dos norte-americanos, e por que iriam apagar dados tão importantes.
Nunca irão admitir que inventaram tal farsa só pra tirar a Ex-URSS da jogada.
Já acreditei nessa farsa, porém deixei de acreditar quando vi que as provas eram sempre as mesmas.
Ainda hoje a mídia vendida comemora os 40 anos da piada do homem na lua.
Ninguém merece!
11 opiniões
avalie fechar
Warner Burchauser (1) 18/07/2009 20h28
Warner Burchauser (1) 18/07/2009 20h28
Eu tenho uma teoria conspiratória: Na verdade os Estados Unidos, a Russia e os demais países da Comunidade Européia não são potências economicas e militares e sim testas de ferro do Império de Portugal.hahahahahahahaaha Portugal ainda é o Bam Bam Bam do mundo. hahahahaha 11 opiniões
avalie fechar
Júlio Dalcin (15) 18/07/2009 20h19
Júlio Dalcin (15) 18/07/2009 20h19
A ida do homem a Lua é tão verdadeira como a vinda dos Nefilim de Nibiru à Terra. O 12° Planeta (cuneiforme) Os sumérios conheciam todos os planetas do sistema solar há 6000 anos. 9 opiniões
avalie fechar
Elias Felipe Carvalho (3) 18/07/2009 20h07
Elias Felipe Carvalho (3) 18/07/2009 20h07
É mais fácil duvidar que um aparelho de TV, ou mesmo, um telefone celular funcione do que o ser humano nunca tenha chegado na Lua. As pessoas que duvidam disso não sabem o mínimo significado do que é a Ciência, nem ao menos sabe como funciona as coisas ao seu redor, decorrente dessa Ciência. O ser humano ia chegar a Lua de qualquer forma. Desde que se apredeu a controlar o fogo, a invenção da pólvora pelos chineses, a ida a Lua era questão de termpo. A grande descoberta foi a própria Ciência, feita pelo Newton e outros contemporâneos deste. Isso adiantou a conquista do espaço em mais de 1000 anos. Outra coisa importante é lembrar que as tecnologias que temos hoje são oriundas dessa viagem, e que a única diferença é que temos que nos preocupar mais com a segurança da informação, o que a torna complicada e de difícil utilização. Hoje os computadores executam mais rotinas para garantir a confiança no sistema do que fazer conhecimentos e tranmitir informação. 4 opiniões
avalie fechar
Paulo César de Freitas (1) 18/07/2009 17h54
Paulo César de Freitas (1) 18/07/2009 17h54
Parabéns pela matéria.
O que é impressionante é essa história de perderem as filmagens.
Tudo isso abre precedente pros conspiracionistas de plantão criticarem mesmo.
Será que alguém lá da NASA foi punido por isso?
Como perderam uma filmagem pra lá de histórica dessas?
Ou tem algo estranho mesmo, (ainda não seja o que os conspiracionistas dizem), ou a NASA é MUITO INCOMPETENTE!!!
Realmente, os conspiracionistas, depois dessas ganharam força.
Tá parecendo o filme: Capricórnio Um, onde fraudam um pouso em Marte. Nesse filme armam tudo num estúdio no deserto.
Essa história é o marco do descuido!
Quem gosta de ciência: visite meu blog:
www.lealchemyst.blogspot.com
2 opiniões
avalie fechar
Cassio XF (50) 18/07/2009 13h30
Cassio XF (50) 18/07/2009 13h30
Eh bom saber que tem muitos brasileiros que estao abrindo os olhos diante de manipulacoes elaboradas por governos e midia de massa . Eh isso aih, ano aceitem qualquer bobagem. Facam sua propria analise e use o bom senso. O homem nunca foi a LUa. Usam de tudo para iludir a massa, pagam a midia , fazem parques , palestras, etc. Nao podemos negar a tecnologia de hoje para os onibus espaciais e satelites, mas eh soh isso e usam dos adventos de hoje para justificar o feito metiroso do passado.
O problema nao eh ir ateh a Lua, o problema eh manter astronautas por lah e ainda regressar. Isso ainda nao eh possivel. ACORDEM.
Eu tambem era idolatrava a NASA, mas depois de minha proprias pesquisas e ter conversado c/ alguns cientistas ( onde resido, CANADA) fiquei convencido que foi tudo uma farsa.
Nao acreditem em mim,facam sua propria pesquisa.
O proprio site da NASA aponta que ainda falta muito para conseguir enviar o homem de novo a LUa devido aa radiacao, temperaturas extremas e meteroritos que caem cosntantemente. Com excecao da Apollo....muito estranho , so a Apollo conseguiu superar todas essas advesidades....usem o bom senso.
8 opiniões
avalie fechar
Axel Alves (30) 18/07/2009 13h21
Axel Alves (30) 18/07/2009 13h21
O SR César Grossmann limitou-se a desqualificar aqueles que discordam da NASA. Além de desqualificar, nos chama de "medíocres", "idiotas" e outras adjetivos congêneres. Quero dizer ao SR César Grossmann que, o fato de discordarmos em uma questão, não nos torna inimigos. Em nenhum momento ele argumenta cientificamente, só usou esse espaço democrático para xingamentos. 3 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 18/07/2009 09h49
Cristiano Garcia (413) 18/07/2009 09h49
Muito extranho, ou seria conveniência, a Nasa apagar acidentalmente as fitas supostamente gravadas na Lua?
Acredito cientificamente que o homem foi à Lua através da Nasa, mas tenho dúvidas quanto à capacidade de equipamentos fotograficos e filmadoras terem realmente funcionado em ambiente tão inóspito. Por exemplo equipamento, baterias ou pilhas congelariam ou ferveriam em questão de segundos. Então imagino que o tal filme não resistiria hoje às tecnologias que podem analisar fraudes em imagens e filmes.
Se o tal filme fosse verdadeiro, teriam feito cópias de segurança assim que o mesmo estivesse revelado.
Então acredito na descida humana na Lua, mas talves devido à problemas tecnicos, foi necessário criar as imagens e filmes. Mas posso estar errado.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (245)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página