Ciência

Luta contra a Aids

O co-descobridor da Aids, Robert Gallo, negou que o Brasil seja referência no combate à Aids


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Ronaldo Luis Gonçalves (7) 10/06/2008 17h28
Ronaldo Luis Gonçalves (7) 10/06/2008 17h28
Ajudar nossos amigos estrangeiros, fortalece a imagem do Brasil, como um país de primeiro mundo e com visão social ampla, muito diferente dos outros paises. PARABENS CONTINUEM AJUDANDO. 1 opinião
avalie fechar
Jorge Araújo (2) 10/06/2008 04h58
Jorge Araújo (2) 10/06/2008 04h58
SALVADOR / BA
Quem acredita no que esses médicos alarmistas falam corre sérios riscos de se dar mal. Eu prefiro continuar me previnindo a ter que me arriscar, acreditando que faço parte de um grupo que não corre o menor risco.
AIDS MATA e o tratamento é apenas um paliativo para protelar a morte certa do paciente. Ou seja, AIDS é senteça de MORTE.
Quero morrer de velhice, usando CAMISINHA.
3 opiniões
avalie fechar
Manoel Martins (2) 09/06/2008 18h02
Manoel Martins (2) 09/06/2008 18h02
SANTOS / SP
Enquanto o governo edita leis para cirurgia reparadora de lipodistrofia para quem faz uso de retroviral e nenhum hospital da rede publica efetua tal procedimento, atendem estrangeiros para entrega gratuita de medicação , é brincadeira este Governo 2 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (317) 09/06/2008 16h40
porfirio sperandio (317) 09/06/2008 16h40
BRAGANCA PAULISTA / SP
So' falta agora, o cara vai querer quota em concurso publico tbem ? Sala VIP no aeroporto ? Nao vamos exagerar people ... O Brasil e' lider mundial no tratamento da AIDS, e os espanhois continuam vindo pra ca'. Queria ver o Celso Amorim jgar na cara do embaixador espnahol os milhares de aideticos que aquele pais manda pra gente ... 13 opiniões
avalie fechar
Rafael Oliveira Nascimento (1) 04/05/2008 09h54
Rafael Oliveira Nascimento (1) 04/05/2008 09h54
O sistema carcerário brasileiro é precário. Todas possibilidades de melhora será vista com bons olhos. Creio que esse congresso trará, se não soluções, melhoras na situação em que se encontra muitos brasileiros. 7 opiniões
avalie fechar
Joel Quarenta (4) 25/02/2008 17h04
Joel Quarenta (4) 25/02/2008 17h04
SAO PAULO / SP
David,
Se a moda pega...
11 opiniões
avalie fechar
David Tamamoto (1) 22/02/2008 23h00
David Tamamoto (1) 22/02/2008 23h00
Aqui no Japão, tenho um conhecido que se descobriu positivo a alguns anos, ele mora aqui em Nagoya, e mesmo sendo estrangeiro, teve os mesmo direitos que um cidadão japonês. Os benefícios que o governo dá pra quem se descobre positivo são vários. Acesso privilegiado a moradia barata ( o DANCHI ), tratamento total e gratuito, isenção de impostos, isenção e descontos de transporte urbano, descontos na compra de carros e fora um salário depositado mensalmente. Convenhamos, ISSO SIM É UM MODELO no tratamento. 35 opiniões
avalie fechar
ramon mayor (22) 22/02/2008 14h16
ramon mayor (22) 22/02/2008 14h16
Eu queria ver o Brasil descobrir a cura pro HIV pra calar a boca desse cientista d meia tigela.Eh claro em todas as entrevistas dele que ele nao conhece o Brasil e nos trata como subdesenvolvidos e pobres.Somos sim um modelo no q tange tratamente ao HIV.Acho q esse senhor desconhece nosso potencial médico,desconhece o instituto butatã,H. oswaldo cruz,H albert einstein,desconhece q nossa industria farmaceutica de genericos eh a mais eficiente do mundo...desconhece q eh brasileiro o melhor Neurologista,o melhor cirurgiao plastico,o melhor cirurgiao cardiaco...etc e tal ! 9 opiniões
avalie fechar
Jeffeson Awgust (1) 13/02/2008 11h14
Jeffeson Awgust (1) 13/02/2008 11h14
Concordo com vc, caro Vladimir, mas se todos os católicos seguirem as leis da "igreja", o risco de AIDS seria menor, pois: relações sexuais só podem acontecer depois do casamento, a infidelidade também é algo não aceitável, mas..
... realmente não é nossa realidade, porém não cabe anós culpar a igreja por isso.
Mas resumindo, concordo com o que disse: Campanhas devem prosseguir e a conscientização deve acontecer!!
4 opiniões
avalie fechar
Sandro Couto (7) 20/12/2007 18h39
Sandro Couto (7) 20/12/2007 18h39
PONTA GROSSA / PR
Sr. Marcos Perrone Santos o interessante é que até a ONU, através da OMS, reconhece o Brasil como referência no tratamento da AIDS. Alguns dias atrás, assisti uma entrevista com uma médica estadunidense que estava em nosso país realizando uma pesquisa de campo para escrever sobre o assunto. Me parece que era um trabalho para doutorado nos EUA. Tal médica queria conhecer mais a fundo o programa e como são atendidos os infectados aqui no Brasil, mas já tecia elogios e criticava os EUA. Portanto, imagino que a médica norte-americana e a OMS tem mais base e precisão em suas avaliações do que sua opinião.
Porém, mesmo preferindo acreditar em tais fontes para avaliar o tratamento da SIDA no Brasil, respeito a sua.
16 opiniões
avalie fechar
Marco Perrone Santos (3) 05/12/2007 16h24
Marco Perrone Santos (3) 05/12/2007 16h24
Não o Brasil não é um modelo na questão da AIDS e pode ser uma referencia de erros cometidos . A resposta do professor Gallo é referente à qualidade de vida que se tem um seropositivo no Brasil , sendo que o pais nao possui o nivel de qualidade de vida como nos Estados Unidos e Europa . A resposta da diretora do programa é apenas comercial , a preocupação é a imagem do Brasil là fora , mas acho que o governo deveria ouvir os soropositivos brasileiros , as associações no Brasil , dar espaço no governo aos seropositivos . Lhes pergunto existe no Ministério brasileiros seropositivos ? Qtos empregos aos soropositivos são propostas no Ministério da Saude ? existe no Brasil uma preocupação à qualidade de vida dos soropositivos ? O interesse do governo brasileiro é exportar seus genericos , mas a qualidade de vida no Brasil demonstra que o Brasil està longe de ser um modelo e referência 22 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (84) 02/12/2007 17h53
Vladimir Tzonev (84) 02/12/2007 17h53
.
se o papa e os padres católicos são obrigados estarem com sexualidade reprimida (pelo menos, teoricamente...) e proibidos casar, qual é o direito que tem para falar de aids, homosexualismo, casamento etc.?
.
com sua campanha contra o uso de preservativos, a igreja católica é um dos fatores que mais contribui para a propagação da aids.
.
a melhor coisa que o papa poderia fazer no dia mundial contra aids, é ficar quietinho e fingir que não é com ele.
.
41 opiniões
avalie fechar
Gustavo Trestini (6) 01/12/2007 19h43
Gustavo Trestini (6) 01/12/2007 19h43
SAO PAULO / SP
R. Gallo não passa de um aproveitador, cientista de segunda categoria, mau caráter que roubou resultados das pesquisas francesas, testa de ferro das multis de medicamentos.
Enfim, um Ser Humano que não serve de referência nem para os filhos dele.
Qual o sentido de colher opiniões de um sujeito como este? Acho que os jornalistas deveriam buscar entrevistados de melhor nível, para a produção de um conhecimento que venha a bebeficiar e pautar as excelentes ações do Brasil no combate à AIDS. Abrir espaço para um idiota com este cria factóides, obriga gente séria a perder tempo respondendo a estas provocações na mídia, gera insegurança entre aquelas pessoas que precisam e se beneficiam das acertadas ações do governo. Neste dia de mobilização contra a AIDS, muitas coisas devem ser lembradas e discutidas, R. Gallo deve ser esquecido.
15 opiniões
avalie fechar
Aldinon Vicente Silva (1) 01/12/2007 19h19
Aldinon Vicente Silva (1) 01/12/2007 19h19
CEILANDIA / DF
As conclusões desse entrevistado acerca do programa brasileiro de combate à AIDS são risíveis. Parece-me que ele está desinformado! Ora, o Brasil é reconhecido internacionalmente como modelo em combate à AIDS no quesito tratamento justamente porque nenhum país detém o anúncio da cura. Logo, o tratamento é o único parâmetro para se avaliar o combate à doença, ao lado das políticas públicas de prevenção, é claro. Não basta dizer que todos os países dispensam tratamento. É preciso avaliar como esse tratamento é dispensado (a quem atinge? quanto custa?). Depois, o Brasil adotou o combate à AIDS não como política de governo, mas de Estado, tanto assim que o programa se mantém independentemente da agremiação governamental. Fico a imaginar como estariam os números da AIDS hoje, no Brasil, não fosse o compromisso do Estado brasileiro com o combate à doença. Assim, posso afirmar ao entrevistado que somos modelo, sim, porque o tratamento atinge um grande número de pessoas, é gratuito, e, para enfrentar àqueles que entendem que investir nos medicamentos contra a AIDS é um negócio lucrativo, foi criado o licenciamento compulsório de patentes.
Por fim, até posso admitir que não somos modelo em combate à AIDS, mas essa afirmação vem de quem também não é lá um modelo de cientista, pois já foi acusado de apropriar-se de idéias alheias.
Sugiro à folha que entreviste o cientista Luc Montagnier, para saber se ele divide da mesma opinião que o entrevistado.
5 opiniões
avalie fechar
Danilo Cerqueira (1) 01/12/2007 18h41
Danilo Cerqueira (1) 01/12/2007 18h41
SAO PAULO / SP
Esse "Galo" aí é um grande exemplo de pesquisar mal carater, anti-ético, e de relações suspeitas com a indústria farmacêutica. É só ter o mínimo de conhecimento sobre a história da descoberta do HIV, pra saber disso. Pra começar não foi ele quem descobriu o vírus, ele "roubou" a descoberta.
Como ele a a indústria ganham menos no Brasil ele faz comentários deste tipo.
3 opiniões
avalie fechar
Robertson Bernardo (1) 01/12/2007 18h34
Robertson Bernardo (1) 01/12/2007 18h34
RECIFE / PE
o negócio é o seguinte: Todos os que se interessam por ciência e pela história da arte sabem do lado obscuro envolvendo os pesquisadores americanos e franceses, e que o prof. Gallo saiu como o vilão na história.
Todos também sabem que na pesquisa científica atual o que mais se encontra é pressão farmacêutica e que notícias são plantadas a todo momento
Sabe-se também que o Brasil é visto com ressalvas no meio científico, notadamente na área de saúde, simplesmente por estar abaixo da linha do equador, mesmo com excelentes pesquisas e pesquisadores.
Mas a questão principal é que ele está certo na sua afirmativa: o Brasil é modelo por que? Ele pode servir de referência, mas não é modelo de nada. Ele tb está certo quando fala que otros países tb tratam seus pacientes; os EUA não são referência, pelo seu perfil de saúde pública, mas há outros, principalmente europeus.
É preciso parar de passar informações falsas à população e falar a realidade. Não façamos com nossas pesquisas o que se fez com a aviação, que até há algum tempo era uma das mais seguras do mundo, e a gente sabe o quão segura é.
Cuidado nas afirmativas e cuidado no que se lê, principalmente de onde se lê.
Abraços a todos
7 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (317) 01/12/2007 17h10
porfirio sperandio (317) 01/12/2007 17h10
BRAGANCA PAULISTA / SP
Dear Mr. Gallo
I have read your Interview with one of our most acclaimed
reporters in Brazil. I am sorry to hear such refusal of your part
and such arrogance in telling the journalist, Brazil is not a reference for AIDS prevention and/or treatment.
I have to ask you what did you have in mind for such unfortunate commentary.
As an American, you should know the conditions of your Health Care system, and the agravated state of HMOs in your country. With such thing in mind, one should ask what a person like you would have in mind for a "reference" not only in AIDS prevention, but also in a Country Health Care system as a Whole.
We do have problems, but we do address them.
Unlike your country, that can barely dream with a task force to solve small health situations like the ones created after Hurricane Katrina in New Orleans and upper Mississipi river, when a "Horse Breeder" was head of FEMA at the time Katrina passed by, Our COUNTRY has mastered in massive epidemy control and prevention.
Unfortunately, one of the International organisms that recognizes that, is the same that has a US representative friend of yours- MR. Michael Bolton is trying to lift up American credibility with nations like ours.
I do think you have look a lot like Einstein though. More like in a sense he learned others theories about relativity, and then created his own, as you did with AIDS research.
One thing our reporter missed inteviewing you:
The real AIDS researcher.
13 opiniões
avalie fechar
hector solis (4) 01/12/2007 16h52
hector solis (4) 01/12/2007 16h52
O Brasil é reconhecido sim como referencia. É mais uma "herança bendita" do governo FHC, com o Ministro da saúde José Gomes Temporão. Pelo menos isso foi um golaço. 3 opiniões
avalie fechar
Harryson Godoy (1) 01/12/2007 16h23
Harryson Godoy (1) 01/12/2007 16h23
RIBEIRAO PRETO / SP
Infelizmente, a prepotência de alguns cientista como Gallo, que pensa em seu país, como único capaz de produzir trabalhos-modelo tenta ofuscar e depreciar serviços de pesquisa de países em desenvolvimento. É necessário sim ressaltar como modelo programas nacionais de sucesso como é o caso do combate à AIDS, mesmo sabendo que há muito ainda por se fazer. 4 opiniões
avalie fechar
Anselmo Pitombeira (36) 01/12/2007 15h59
Anselmo Pitombeira (36) 01/12/2007 15h59
FORTALEZA / CE
Vou agir como a mídia faz: esse senhor Gallo não tem declarações confiáveis. É acusado de ter "roubado" parte da pesquisa sobre a AIDS de um cientista francês, e também é acusado de representar interesses de grandes laboratórios. Temos que ficar com um pé atrás a respeito de suas declarações, pois é improvável que uma pessoa envolvida em tais casos emita declarações imparciais.
Ele pode ser um "spin doctor", ou seja, uma pessoa com aparência de "grande conhecedor do assunto" e supostamente isento, mas que no fundo serve a interesses privados para distorcer a realidade com a sua suposta autoridade.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (39)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca