Ciência

LHC

Quase 9.000 cientistas se reuniram nesta quarta-feira na fronteira entre a Suíça e a França para realizar o primeiro teste com o LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.


Mais resultados: 1 2 3 4
Comentários dos leitores
Quanto ao questionamento se vale a pena investir tantos recursos em pesquisas que atualmente parecem desvinculadas de nossa realidade, basta recordarmos dos pioneiros da navegação. Os custos para montar uma caravela e partir rumo ao ''desconhecido'' eram imensos. Muitos acreditavam absurdo. Mas o tempo julgou o que era certo. Somente o tempo terá condição de nos responder se projetos como esse serão úteis à humanidade. O que não se pode é impedir a evolução da ciência... 19 opiniões
avalie fechar
Fisico de verdade (1) 24/09/2008 01h04
Fisico de verdade (1) 24/09/2008 01h04
Impressionante como de repente uma grande quantidade de pessoas completamente sem conhecimento científico, sem vínculo com ciência nenhum, se acham na qualidade de avaliar a importância científica e tecnológica do LHC e também dar juízo sobre a validade do modelo -- que também é um fato experimental -- do Big Bang e do Modelo Padrão. 8 opiniões
avalie fechar
Eduardo Vasconcellos (4) 24/09/2008 00h14
Eduardo Vasconcellos (4) 24/09/2008 00h14
Eu sei que muitos ficaram decepcionados com a paralização de mais este experimento. Depois de um primeiro dia de sucesso os quatro cantos desta abóboda estavam na expectativa de algo de grande impacto que justificasse o investimento de US$ 10 bilhões "para o benefício de toda a humanidade".
Penso ser um desperdício duplo toda essa parafernália montada no meio da Europa. Um desperdício de tempo e de dinheiro. Creio que os cientistas estão perdendo tempo numa experiência de alcance bastante duvidoso quando poderiam estar pesquisando formas de reaproveitamento do solo para plantio, aumento de safra de alimentos, técnicas de irrigação e drenagem, energia limpa e tantas outras necessidades reais que desafiam o homem pós-moderno e suas metrópoles caóticas.
Certamente que não desintegrariam tantos bilhões assim...
E com as poucas migalhinhas que sobrasse poderia ainda tentar socorrer os 900 milhões de famintos e miseráveis, isto é, 15% da população mundial, tentando mostrar que realmente o ser humano, como espécie, se preocupa com a sua preservação.
Eu sei que hoje esta em moda socorrer a terra enquanto planeta, habitat, e esse discurso ecológico é muito bem aceito. Porém, de que serviria uma terra bem conservada sem habitantes.... A menos que a idéia seja deixá-la para poucos, muito poucos!!!
Por outro lado, se consideramos a existência do Eterno, tudo isso parece de uma prepotência tal da parte do homem que duvido que seja bem sucedido.
2 opiniões
avalie fechar
João Junior Gomes (63) 23/09/2008 23h47
João Junior Gomes (63) 23/09/2008 23h47
Oooooba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos aproveitar, natal, fim de ano... Páscoa...
Depois, que acabem com o mundo.
Abraços!!!!
15 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Rocchi (2) 23/09/2008 22h22
Rodrigo Rocchi (2) 23/09/2008 22h22
Achei argumentos totalmente desprovidos de qualquer base, "pra que o homem foi a lua?" O seu microondas surgiu nessa, e outras descobertas indiretas.
No referente à pobreza, a pior solução é o assistencialismo aceito pelos brasileiros passivos a essa compra de votos. A Europa e os Estados Unidos, que são os países que realmente investem nesse projeto não tem todos esses problemas.
12 opiniões
avalie fechar
Paulo Feitosa (6) 23/09/2008 21h50
Paulo Feitosa (6) 23/09/2008 21h50
Vale mesmo a pena?
10 Bilhões de Dólares nesta pesquisa, enquanto 900 milhões passam fome... Vale MESMO a pena?
26 opiniões
avalie fechar
Diulhio Candido de Oliveira (1) 23/09/2008 21h47
Diulhio Candido de Oliveira (1) 23/09/2008 21h47
Essa expêriencia é extremamente importante para o desenvolvimento tecnologico do homem, achar que algo que vai fazer a humanidade entender inumeras coisas é inutil é para alguem que não tem muita noção de Fisica.

Uma pena esse problema com o LHC, eu estava curioso para ver resultados :D
13 opiniões
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 22/09/2008 22h17
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 22/09/2008 22h17
concordo com o Joailton, foram pra Lua estudar o que?
pra que a energia elétrica?
pq Deus criou o cérebro?
pra que Jesus veio à Terra?
pq Deus fez o mundo?
e pra que inventaram internet? orkut?
e uma especial pra vc:
inclusão digital pra que?
tbm concordo, eu tbm penso que os países desenvolvidos deveriam doar seu dinheiro para países pobres, com povo acomodado, alienado e corrupto, para estes usufruirem de uma vida melhor, queremos picanha no pagode !!!!!
47 opiniões
avalie fechar
deni costa (1) 21/09/2008 14h07
deni costa (1) 21/09/2008 14h07
Quando se fala em ciência, a religião está aí para
atrapalhar, e parece que as duas nunca vai se entender, porque a ciência precisa de fatos, a religião só de fé... por esse motivo não acredito na religião, hoje tudo que se vê é porque a ciência provou, a religião vem tentando a milhares de anos tentando e não consegue provar nada!!!
52 opiniões
avalie fechar
JOAILTON BUENOS AIRES (2) 21/09/2008 13h49
JOAILTON BUENOS AIRES (2) 21/09/2008 13h49
OS CIENTISTAS TAMBÉM SÃO ESPECIALISTAS EM BOBAGENS. ESTE EXPERIMENTO NÃO TRARÁ NADA QUE MELHORE A SITUAÇÃO DO PLANETA OU DOS SEUS HABITANTES. O QUE SE GASTOU NESTE ELEFANTE BRANCO DARIA PARA MELHORÁ MUITAS COISAS QUE O HOMEM BAGUNÇOU NO PLANETA E ELES AUMENTARAM MAIS AINDA, COM ESTA CONTRUÇÃO INÚTIL QUE NÃO VAI DEMORAR, FICARÁ SOTERRADA NÃO SERVINDO PARA NADA ÚTIL. QUE BESTEIRA DIZER, QUE ESTA EXPERIÊNCIA" MUDARÁ A MANEIRA COM VEMOS O NOSSO UNIVERSO OU A NOSSA ORIGEM" AH!AH!AH!.
ISTO SERVIRÁ PARA QUÊ? PARA QUÊ SERVIRAM AS VIAGENS À LUA. NUMA DELAS, APOLO 13, QUASE QUE AQUELES TRÊS, FICARAM POR LÁ. AQUILO FOI O MAIOR APERTO OU NO POPULAR, A MAIOR TORADA DE AÇO QUE ALGUÉM JÁ PASSOU NA VIDA. TENHO DITO.
72 opiniões
avalie fechar
JOAILTON BUENOS AIRES (2) 21/09/2008 13h37
JOAILTON BUENOS AIRES (2) 21/09/2008 13h37
OBRIGADO 5 opiniões
avalie fechar
João Junior Gomes (63) 20/09/2008 12h59
João Junior Gomes (63) 20/09/2008 12h59
Agora vai!
Ainda bem que aproveitei a semana...
Que venha o fim do mundo.
Abraços!!
14 opiniões
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 16/09/2008 14h50
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 16/09/2008 14h50
caro francisco, não queira confundir as pessoas, se vc leu o que escrevi pôde perceber que eu não comparei Deus nem Jesus com o papa, apenas mostrei que, o que o papa ou outras religiões dizem não tem nada a ver com o que Jesus Cristo falou.
Eu disse isto porque, segundo a doutrina católica, O PAPA É O REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA
pra mim isso é um absurdo e protesto mesmo.
preste mais atenção na interpretação de texto antes de falar bobagem citando nome de terceiros.
18 opiniões
avalie fechar
francisco dutra (5) 15/09/2008 13h50
francisco dutra (5) 15/09/2008 13h50
Ivan, meu caro, culdado com as palavras, você está deixando a crítica científica de lado e entrando em campo perigoso, por favor, não compare Deus ou Jesus Cristo com o papa. Não comente o que não conhece. 11 opiniões
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 15/09/2008 08h42
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 15/09/2008 08h42
caro Adriano, simplesmente não contraria a lógica de ninguém pq tanto a ciência quanto Deus podem seguir de mãos dadas sempre.
Não compreendo pq muitas pessoas religiosas tem tanta aversão à experimentos científicos, reparem que esta matéria por exemplo sequer cita algo sobre religião ou Deus, mas mesmo assim muitas pessoas condenam esta experiência, não entendo porque.
Deve ser pq as doutrinas das religiões cristãs pregam que o homem está na Terra para depender da boa vontade de Deus, ou seja, quem é a dita "representante de Deus na Terra" é a própria religião, o que quer dizer que as doutrinas religiosas servem para fazer lavagem cerebral no religioso para este ficar dependente da religião assim fortalecendo o poder político da religião.
Porém, a grande diferença é que Jesus não teve nada a ver com a criação da religião católica, muito pelo contrário, a religião foi fundada apenas 150 anos depois de sua morte por pessoas que sequer tiveram contato com um dos 12 apóstolos, e apenas no ano 300 depois de Cristo que o império romano permitiu seus cidadãos se tornarem católicos, pois nos primeiros 150 anos a religião vivia à margem daquela sociedade. A bíblia novo testamento surgiu cerca de 700 anos depois da morte de Jesus, O império Romano acabou por volta do ano 500 e com isso todas as pessoas tiveram que voltar a viver no campo e ninguém mais da elite sabia ler ou escrever, daí a igreja se apossou de todos os livros existentes e assim surgiu a bíblia 200 anos depois
14 opiniões
avalie fechar
Luciano Todriges (1) 14/09/2008 21h23
Luciano Todriges (1) 14/09/2008 21h23
Se Deus permitiu que o homem conhecesse tudo o que sabe até os dias de hoje, é sinal de que a inteligência dada ao homem por ele serviu para que mais descobertas sejam autorizadas, o grande problema é: O que o homem faz dessas descobertas. Alguns cientistas como: Santos Dumont e Albest Eistain, já responderam. 3 opiniões
avalie fechar
Wesley Caiapó (42) 14/09/2008 11h10
Wesley Caiapó (42) 14/09/2008 11h10
Deus fosse um homem ou uma mulher, ele seria um cientista. E se Ele já não soubesse de tudo, ainda assim estaria ao lado dos privilegiados que lá estão, totalmente atento, com aquele comichão de curiosidade que advém da inquietude intelectual.
Por outro lado, penso que ainda assim Ele está lá e observa não com curiosidade, mas com orgulho do desenvolvimento dos seus alunos.
3 opiniões
avalie fechar
francisco dutra (5) 13/09/2008 19h01
francisco dutra (5) 13/09/2008 19h01
Mais uma insanidade da ciência, ou dos cientistas, provar o improvável. Falta de coerencia, é só observar o universo e sua complexidade. Tudo nos mínimos detalhes, o sol, a água, o oxigénio, a camada protetora que envolve a terra, os seres vivos (que se reproduzem cada um segundo a sua espécie), o ser hunano ( humos, terra), você.
Tudo isso é complexo de mais para ter surgido de uma explosão, ( que a ciência tenta mais não dá explicações fundamentadas.
Tudo isso foi criado e é sustentado por uma força maior, Deus.
Gutierrez, tú já pensou na tua vida? quando ela tiver vindando ( e mesmo sendo Ateu creia ela vai findar), ou de um parente, pai, mãe, filhos. Quando chegar a hora tua ou de qualquer um destes, procura a ciência e manda ela resolver o seu proplema.
15 opiniões
avalie fechar
berenice tasca (67) 13/09/2008 08h27
berenice tasca (67) 13/09/2008 08h27
AOS HUMANOS É DADO 3 PONTOS CRUCIAIS/BÁSICOS:
INSTINTO DE SOBREVIVENCIA, CURIOSIDADE e DESCOBRIMENTOS/INVENÇOES.
E SE NAO FOSSEM ESSES IMPULSOS ORIGINAIS DO HOMEM, AINDA ESTARÍAMOS NAS CAVERNAS...
NAO CREIO QUE SE TRATA DE ''BRINCAR DE DEUS''...
MESMO PQ, DEUS NAO É ''SUSCETÍVEL... e OFENDÍVEL''... POR NADA ou ALGUÉM...
FOSSE ASSIM... TAO À NOSSA IMAGEM e SEMELHANÇA... ESTARÍAMOS NAS CAVERNAS!!!
2 opiniões
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 13/09/2008 06h15
Ivan Eichemberger Bonafe (98) 13/09/2008 06h15
calma José Candido, tirando a parte sobre socialismo, concordo com vc sobre o LHC, mas estude um pouquinho mais sobre socialismo/comunismo e preste atenção nas diferenças enormes entre a teoria de marx e a prática de certa maneira contestável de lenin, mas principalmente, a distorção completa do comunismo da qual Stalin fez parte e serviu para definir o capitalismo como a liberdade e comunismo como a ditadura, nada a ver com Marx, daí depois sim vc terá capacidade de expressar sua opinião em público sem cometer gafe.

mas essa discussão socialismo/comunismo/capitalismo já morreu de vez, hj a sociedade de todo mundo que se desenvolve depende do capital e não adianta ficar discutindo sobre isso pois é artigo de museu.

Eu duvido que algum crítico contra o LHC que se manifestou aqui simpatiza com comunismo, pelo contrário, são reacionários e fanáticos religiosos que perseguiam comunistas nos anos 60, apenas mentes ultrapassadas portanto, mas talvez tenham um ou dois críticos do LHC que sejam jovens, porém aí são movidos pela demagogia, ignorância e péssima formação cultural e política atual, mas contam com a capacidade de evolução que o jovem tem e um dia aprende, menos mal pq:

PAPAGAIO VÉIO NÃO APRENDE A CANTAR !!!
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (67)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca