Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 12h40

Genital mais antigo do mundo é descoberto na Escócia

Publicidade

da Folha Online

Cientistas da Universidade Humbolt, de Berlim (Alemanha), descobriram na Escócia os órgãos genitais mais antigos do mundo. O pênis pertence a um inseto de 400 milhões de anos.

Segundo os pesquisadores, que publicaram seu estudo na revista "New Scientist", o pênis do inseto --um mosquito de pernas compridas que existe até hoje-- tinha dois terços do comprimento total de seu corpo e é muito semelhante ao dos mosquitos atuais.

Até o anúncio da descoberta, o pênis mais antigo do mundo pertencia a um ancestral do caranguejo encontrado no Brasil. Tinha milhões de anos.

Jason Dunlop e sua equipe de pesquisadores também descobriram um órgão feminino, para depositar ovos, chamado ovipositor. Os resultados da pesquisa serão apresentados em Aberdeen, na Escócia.

"A descoberta do genital mais antigo do mundo prova que pouca coisa mudou nos últimos 400 milhões de anos, pelo menos para esse mosquito", afirma a revista.

Respiração

"Assim como os genitais, os fósseis também apresentam o mais antigo sistema respiratório já encontrado, sugerindo que os ancestrais desse inseto saíram do mar muito tempo antes e aprenderam a respirar", afirma a revista. O mosquito perna-longa é muitas vezes confundido com uma aranha, mas não se relaciona com elas por não fabricar teias.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página