Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2000 - 17h56

Cientistas declaram extinta espécie de macaco africano

do New York Times

O primeiro primata a deixar de existir em muitos anos, foi declarado extinto o cólobo vermelho. Os antropologistas da Wildlife Conservation Society não conseguiram encontrar o waldron red colobus em expedições realizadas nos últimos seis anos em Gana e na Costa do Marfim, na África.

O último exemplar foi visto há mais de 20 anos. Desde 1988, ele figurava na lista das mais ameaçadas espécies do planeta.

Os cientistas acreditam que a extinção dessa espécie ocorreu devido à destruição de seu hábitat e à caça indiscriminada do homem.

O estudo que documenta a extinção foi publicado na última edição do jornal Conservation Biology.

Segundo a publicação, isso representa o início do extermínio de outros primatas da África. "Pode ter sido a primeira manifestação de um processo de extinção que vai afetar outros animais na região, a menos que formas de proteção mais rigorosas sejam aplicadas imediatamente", afirmou o antropologista John Oates.

A última extinção de um primata ocorreu por volta de 1700, com o desaparecimento do xenothris mcgregori, um macaco que habitava a Jamaica.

A estimativa é a de que 10% das 608 espécies de primatas de três continentes estejam ameaçadas. Brasil, Madagasgar e Vietnã são alguns dos países com animais em risco.

Outras cinco variedades do cólobo vermelho, também considerados raros estão ameaçadas. Eles são muito procurados por caçadores interessados na carne do animal.

Leia mais notícias de ciência na Folha Online