Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2003 - 10h03

Picadinho e arroz alimentam astronauta chinês em órbita

Publicidade

da Folha Online

Ainda na superfície da Terra, o "taikonauta" (termo chinês para astronauta) Yang Liwei, 38, levou 15 minutos para vestir sua roupa espacial de US$ 12 milhões. Piloto da Força Aérea da China desde 1983, Liwei entrou em órbita às 9h10 (22h10 de terça-feira em Brasília) e, no espaço, terá como cardápio picadinho de porco ao molho de alho e arroz frito.

Segundo o jornal "The China Daily", o tenente-coronel Yang Liwei também levou consigo um saco de dormir para cochilar durante sua missão de 21 horas ao redor da Terra.

Reuters/Xinhua
Com o sucesso da missão, a China se tornou o terceiro país a enviar um homem ao espaço, depois da ex-União Soviética (1961) e dos Estados Unidos (1962).

O astronauta

Liwei se tornou piloto em 1983 e, há dez anos, foi selecionado para participar do programa de treinamento dos taikonautas. Desde então, passou a maior parte do tempo treinando para a missão.

Em virtude do enorme sigilo exigido no programa espacial chinês, o tenente-coronel estava proibido a falar sobre seu trabalho com sua esposa, Zhang Yumei, com quem é casado há 13 anos, e mãe de seu filho de 8 anos. Seus contatos com o mundo exterior foram reduzidos ao máximo a ponto de que nas contadas visitas aos pais, não saía da casa deles.

Ele foi selecionado entre 14 pilotos de caça que estavam no programa de treinamento. Ele superou outros dois finalistas, Zhai Zhigang e Nie Haisheng, graças à calma que demonstrou nos testes psicológicos.

Patriotismo

"Não vou decepcionar meu país. Vou completar cada movimento com total concentração. E serei honrado pelo Exército Popular de Libertação e pela nação chinesa", disse Liwei antes do lançamento, segundo o site Space.com.

Quando criança, Yang gostava de esportes como a natação e a patinação. Sua saúde sempre foi excelente e foram poucas as vezes em que ficou doente, disse sua irmã mais velha à imprensa chinesa. Na escola, foi um aluno mediado, exceto em ciências, disciplina em que era excelente, acrescentou.

O astronauta recebe um soldo de 10 mil iuanes (equivalente a R$ 3.410), menor que o salário de um piloto civil e parte do qual manda para os pais.

Leia mais
  • China se torna o 3º país a enviar um homem ao espaço
  • Conheça a nave que leva o primeiro chinês ao espaço
  • Confira a longa jornada da China rumo aos vôos espaciais
  • Russo Iuri Gagarin foi primeiro homem a voar no espaço
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página