Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2003 - 13h03

Vento solar atinge a Terra; EUA prevêem mais erupções

Publicidade

da Folha Online

Uma corrente de vento solar atingiu a Terra durante a última sexta-feira (24) e estendeu seus efeitos sobre o planeta durante todo o final de semana, confirmando previsões anteriores da Noaa (agência de oceanografia e meteorologia dos EUA).

O telescópio Soho, da Nasa (agência espacial dos EUA), captou três fortes erupções na superfície solar nas 24 horas que antecederam o fenômeno.

Essas tempestades magnéticas podem afetar redes de transmissão elétrica, comunicação entre satélites e telefones celulares e sistemas de navegação eletrônica, como o GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Mais erupções

Durante o final de semana, os cientistas da Noaa não detectaram sobre o planeta nenhum efeito negativo da erupção. Mas eles prevêem novas erupções solares nos próximos dias.

Para prever essas tempestades magnéticas, os cientistas observam o comportamento da superfície do Sol e procuram por verdadeiras "labaredas" --as erupções solares. Algum tempo depois da liberação de energia, quando as cargas de íons se aproximam da Terra, é possível captar ondas eletromagnéticas mais intensas.

O sistema que mede a atividade solar é semelhante ao dos terremotos: as erupções são medidas em uma escala de um a cinco. A tempestade magnética deste final de semana alcançou o grau G-3, o que era previsto pela Noaa.

Apesar de representar um risco para as telecomunicações da Terra, o vento solar torna mais intenso o espetáculo visual das auroras polares, que podem ser vistas nos céus nas regiões dos pólos.

Leia mais
  • Erramos: Vento solar atinge a Terra; EUA prevêem mais erupções
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página