Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2003 - 05h16

Dupla tenta explicar "constantes variáveis"

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

Uma dupla de físicos nos EUA acaba de propor uma solução unificada para dois dos problemas que mais assombram seus colegas, hoje: o fato de o Universo estar acelerando seu ritmo de expansão, por razões desconhecidas, e a suspeita de que certas constantes universais não sejam tão constantes assim --por motivos igualmente misteriosos.

Se Luis Alfredo Anchordoqui e Haim Goldberg estiverem certos, podem ajudar a salvar algumas leis fundamentais da física.

No ano passado, houve até ameaça de revogação de um ponto crucial da teoria da relatividade, com a sugestão de que talvez nem a velocidade da luz fosse constante. A conclusão não veio dos muitos amadores que dizem ser capazes de refutar a teoria de Albert Einstein (1879-1955), mas do físico britânico Paul Davies.

A conclusão de Anchordoqui e Goldberg é que a mesma força misteriosa que estaria acelerando as galáxias cada vez para mais longe umas das outras, a "energia escura" (assim chamada porque os cientistas não conseguem detectá-la), seria também responsável pela mudança na intensidade da atração entre prótons e elétrons. Tal fenômeno é definido pela constante de estrutura fina, conhecida pela letra grega alfa.

A formulação da constante alfa depende da velocidade da luz e da chamada constante de Planck, dois alicerces de toda a física moderna. Para ficar de pé, ela exige que ambos os valores continuem sendo constantes. Ocorre que algumas observações recentes tinham levado à incômoda conclusão de que a constante alfa pode ter sido diferente no passado.

"A diferença é bem pequena, mas apreciável", diz Anchordoqui, argentino que trabalha com o colega Goldberg na Universidade Northeastern, em Boston (EUA).

O estudo da dupla saiu na última edição da revista científica especializada "Physical Review D" (prd.aps.org). Suas conclusões foram extraídas com base num modelo da energia escura que a chama de "quintessência". Ela foi concebida para explicar por que o Universo continua acelerando sua taxa de expansão.

No início de tudo, há 13,7 bilhões de anos, a força do Big Bang atirou o conteúdo do Universo nascente em todas as direções. A matéria e a energia se condensaram em estrelas e galáxias, mas prosseguiram em sua corrida.

Uma analogia útil é com um balão (o Universo) cheio de pintas (as galáxias) --útil, mas não perfeita, porque o balão tem um exterior identificável, e o Universo, não. À medida que o balão-Universo infla, as pintas-galáxias se afastam cada vez mais umas das outras. No processo, a gravidade (análoga à tensão elástica do balão) estaria contrabalançando a expansão, desacelerando-a.

No caso do balão, quando a tensão elástica ultrapassa certo limite, a bexiga estoura, e as pintas voltam a se agrupar mais próximas, num espaço menor. Os cientistas achavam que o mesmo poderia acontecer com o Universo --ou seja, haveria um limite para sua expansão, que deveria se encontrar em desaceleração.

Em anos recentes, os pesquisadores constataram --com surpresa-- que o cosmos está inflando cada vez mais rápido, em vez de reduzir sua taxa de expansão. Alguma coisa parece estar compensando a gravidade e sustentando o processo de crescimento. Para Anchordoqui e Goldberg, o fermento é a "quintessência", que também alteraria a constante alfa.

A base da noção da quintessência é a badalada teoria das supercordas, que se propõe a unir num só arcabouço teórico os dois pilares da física, relatividade e mecânica quântica. Essa teoria postula que tudo que existe no Universo seja feito de cordas que vibram em 10 ou 11 dimensões.

Ainda não há experimentos capazes de testar a idéia das supercordas. Mas a proposta para explicar a variação da constante alfa poderá ser testada em breve.

Planejados para verificar um dos princípios da teoria da relatividade, o satélite francês Microscope e o euro-americano Step carregam experimentos que deverão ser capazes de verificar com alta precisão se a queda livre é igual para substâncias diversas. O primeiro satélite decola em 2005.

Se a teoria de Einstein estiver certa, o resultado será sempre o mesmo, independentemente do material em queda. Mas, se surgirem respostas diferentes, será possível verificar se a discrepância é compatível com as previsões de Anchordoqui e Goldberg.