Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2004 - 10h15

Jipe Spirit faz seu primeiro passeio pela superfície de Marte

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

A sonda Spirit recebeu instruções da Nasa (agência espacial norte-americana) para sair de sua plataforma de aterrissagem e fazer um pequeno passeio de três metros esta manhã. A ordem foi dada por volta das 6h (horário de Brasília).

Uma vez fora da plataforma, a sonda fez uma pausa para reposicionar câmera e antena de transmissão antes de proceder em sua rota programada, explicaram os cientistas. Nesse momento, a câmera posicionada na traseira do robô aproveitou para fazer uma foto da plataforma de pouso.

Divulgação/Nasa/JPL/Cornell


O objetivo imediato do passeio é analisar amostras de solo para detectar a presença de água, o que poderá determinar se alguma vez existiu vida em Marte e proporcionar a futuras missões espaciais uma fonte imprescindível de combustível e oxigênio.

"Vamos rodar três metros sobre a superfície do planeta", afirmou Kevin Burke, encarregado da operação de descida do robô.

A atividade da Spirit sobre solo marciano acontece poucas horas depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou novas metas para o programa espacial dos Estados Unidos, enviando missões tripuladas à Lua no início de 2015, o que serviria de trampolim para missões posteriores a Marte e a outros planetas do sistema solar.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a missão do robô Spirit em solo marciano
  • Robôs da Nasa enviados a Marte são "geólogos com rodas"
  • Conheça a Nasa, agência que tem US$ 15 bi para explorar o espaço

    Especial
  • Veja as primeiras imagens de Marte enviadas pela missão dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página