Rússia planeja simular vôo tripulado a Marte em 2005
Publicidade
da Agência LusaA Rússia deve começar em 2005 uma experiência de simulação do vôo tripulado para Marte, com seis pessoas a bordo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo Instituto de Problemas Médicos e Biológicos em Moscovo.
A experiência prevê que seis pessoas passem 500 dias dentro de um módulo fechado de uma estação espacial, em que serão simuladas as condições de vôo, segundo o perito Mark Belkovski.
A bordo do módulo haverá cerca de três toneladas de água e cinco toneladas de comida, enquanto as reservas de água e de oxigénio serão regeneradas a partir dos produtos de atividade biológica dos tripulantes.
Boris Aliochine, vice-primeiro-ministro russo, disse que é "tecnicamente possível" efetuar um vôo tripulado, mas lembrou que os custos dos projetos existentes tornam esse programa "excessivamente caro do ponto de vista do racionalismo".
O responsável reconheceu, no entanto, que as "ambições da Rússia em relação à exploração de Marte ou do espaço lunarsão muito grandes".
Aliochine apontou os programas desenvolvidos neste âmbito ainda nos tempos soviéticos.
Acrescentou ainda que os cientistas russos "já consideram a hipótese de novas bases" para as forças aeroespaciais nacionais.
Segundo o governante, a Rússia também prepara uma nova geração de mísseis e continuará cooperando com a França, Coréia, Itália e o Brasil.
O interesse da Rússia em Marte deve-se ao recente êxito do projeto Spirit, dos EUA, e também a outros planos grandiosos que aquele país tem em relação ao planeta vermelho.
O vice-primeiro-ministro russo não excluiu a cooperação com cientistas norte-americanos, "caso haja propostas concretas por parte deles", afirmou.
Ao mesmo tempo, Boris Aliochine chamou de "propaganda eleitoral" o convite formulado pelo presidente George W. Bush a outros países para participarem no programa norte-americano.
O responsável russo defendeu a Estação Espacial Internacional, na qual a Rússia participa, como "base suficientemente boa" para novos projetos de exploração do espaço.


