Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 11h03

Europa diz ter encontrado gelo no pólo sul de Marte; veja imagens

Publicidade

da Folha Online

A sonda européia Mars Express detectou água em forma de gelo no pólo sul do planeta Marte, anunciou hoje a ESA (agência espacial européia) em Darmstadt, Alemanha. Estes são os primeiros resultados científicos da missão da sonda, que orbita o planeta vermelho desde o mês passado.

A existência de água pode ser um indício de que existiu --ou pode existir-- vida em Marte, além de abrir caminho para futuras missões tripuladas ao planeta.

"Identificamos água em forma de gelo no pólo sul de Marte", informou, durante uma entrevista à imprensa, Vittorio Formisano, um dos responsáveis pela missão européia Mars Express. "Trata-se de água na superfície, ao ar livre e não está recoberta por gelo de gás carbônico", explicou o cientista francês Jean-Loup Bertaux, outro membro da equipe européia.

Não é a primeira vez que imagens de satélite ajudam os cientistas a detectar água sob a superfície de Marte. Em março do ano passado, cientistas chegaram à conclusão de que há água em estado líquido na superfície do planeta ao analisar imagens da sonda norte-americana Mars Global Surveyor. Em 2002, dados da sonda Mars Odyssey, também dos EUA, mostraram enormes quantidades de água congelada recobertas por menos de um metro de terra, sob a superfície.

Divulgação/ESA
Instrumento da sonda Mars Express mostra água, CO2 e a vista a olho nu do pólo sul de Marte


Mas a ESA acredita que esses são os dados mais precisos e confiáveis da existência de gelo em Marte obtidos até agora. Os cientistas ainda ignoram a quantidade exata de gelo e também se ele é permanente ou se evapora durante o verão marciano, para voltar a se condensar durante o inverno. "Estamos no fim do verão. O fato de que o gelo se encontra ainda no pólo sul pode provar que se trata de gelo permanente", indicou o cientista francês.

"Eu não esperava ser capaz de reunir esses dados, apenas um mês depois da inserção [da sonda] na órbita de Marte", disse o professor David Southwood, diretor de ciência da Marte. O principal objetivo da missão era descobrir a presença de água em algum de seus estados físicos.

O responsável pela descoberta é o Omega, equipamento instalado na Mars Express que combina uma câmera e um espectrômetro --instrumento capaz de decompor radiação de um corpo em um espectro de energias, que podem ser estudadas separadamente e ajudar a entender a composição desse corpo. Ele mapeou o pólo sul de Marte no dia 18 de janeiro e encontrou água congelada e também dióxido de carbono.

A informação, segundo a ESA, foi confirmada pelo PFS, um espectrômetro de alta resolução instalado na sonda. As técnicas de medição permitem à agência espacial detectar a composição química da atmosfera e da superfície de Marte.

Erosão

Divulgação/ESA
Canal marciano escavado por água no passado
A equipe também identificou indícios de erosão por água. "Análises confirmam que uma atividade de erosão por água aconteceu em outros tempos sobre a superfície marciana", explicou Gerhard Neukum, professor da Universidade de Berlim.

Eles suspeitavam há cerca de 30 anos que havia água em Marte sob a forma de gelo, mas até agora só tinham confirmações indiretas, graças principalmente à missão norte-americana Mars Odyssey.

"Banho" na Nasa

Numa verdadeira corrida ao planeta vermelho, a ESA tropeçou primeiro --ainda não conseguiu contato com seu robô Beagle-2, que está silencioso em Marte desde que chegou ao planeta, no dia 25 de dezembro.

Em compensação, o robô Spirit, da Nasa (agência espacial norte-americana) ficou mudo nesta semana e deixou de enviar dados à Terra. O jipe norte-americano está em solo marciano há praticamente uma semana, e ia começar a perfurar uma rocha para análises químicas.

Mesmo assim, os EUA continuam na frente, já que observações das sondas Mars Global Surveyor e Mars Odyssey já haviam mostrado evidências da existência de gelo no pólo norte de Marte.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Robô europeu Beagle-2 permanece em silêncio
  • Saiba mais sobre a missão européia a Marte
  • Para a Europa, viajar para Marte vale mais que a viagem
  • Erramos: Europa diz ter encontrado gelo no pólo sul de Marte; veja imagens

    Especial
  • Veja fotos da missão européia a Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página