Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2004 - 16h20

Nasa lança sonda para testar teoria de Einstein

Publicidade

da Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) lançou com sucesso nesta terça-feira às 13h57 (horário de Brasília) sua sonda Gravity Probe-B, criada para comprovar do espaço a teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955).

A sonda deveria ter partido ontem. Porém, um problema técnico interrompeu a contagem a três minutos do lançamento.

Reuters - 19.abril.2004
A sonda está equipada com quatro giroscópios do tamanho de uma bola de ping-pong
A Gravity Probe-B subiu ao espaço a bordo do foguete Delta-2, da base aérea de Vanderberg, na Califórnia para se alojar numa órbita polar em torno da Terra, a aproximadamente 650 quilômetros de altitude.

Relatividade geral

Planejado a mais de 40 anos, o satélite deve fornecer medidas que apontarão de uma vez por todas qual é a distorção que a massa do planeta provoca no espaço circundante, confirmando ou refutando as previsões de Einstein.

Para a relatividade geral, o caminho percorrido pelos raios de luz revelava a verdadeira natureza da geometria do espaço-tempo --que não seria plana, como supunha Newton, mas curvada, de acordo com a distribuição de matéria e energia em cada parte do cosmos.

Quanto mais matéria num dado local, maior a curvatura do espaço-tempo e maior a ação gravitacional. A gravidade seria basicamente um efeito colateral da geometria do espaço.

Para testar a veracidade da teoria, a sonda está equipada com quatro giroscópios do tamanho de uma bola de ping-pong. Estes sensíveis instrumentos foram alocados no vácuo, em um ambiente livre de qualquer perturbação exterior e a uma temperatura próxima ao zero absoluto.

A menos que Einstein esteja errado, os giroscópios devem sofrer uma mudança do alinhamento de seus eixos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página