Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 13h23

Paixão deixa homens e mulheres mais parecidos, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

A paixão --aquele sentimento louco e delicioso-- mexe com os níveis de testosterona de homens e mulheres de forma inversa, revelou pesquisa publicada na edição desta semana da revista "New Scientist".

O estudo, de uma cientista italiana, afirma que, em um casal apaixonado, o nível de testosterona cai no homem e sobe na mulher, como que num "truque" da natureza para aproximar os sexos. Esse hormônio está ligado à agressividade e à excitação sexual.

A equipe de Donatella Marazziti, pesquisadora da Universidade de Pisa responsável pelo estudo, acompanhou 24 pessoas apaixonadas para chegar à conclusão. "É como se a natureza quisesse eliminar o que pode ser diferente em homens e mulheres, porque é importante sobreviver a este estágio", disse a cientista.

Mas, segundo Marazziti, dois anos depois, quando refez os testes nos mesmos voluntários --não mais apaixonados-- os níveis de testosterona tinham voltado ao normal.

De acordo com a "New Scientist", a interpretação da pesquisadora não é unânime. Alguns cientistas preferem atribuir as mudanças hormonais ao aumento da atividade sexual.

Com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página