Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2004 - 12h23

Incidência de Alzheimer é maior em idosos com diabetes melito

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

O risco de desenvolver o mal de Alzheimer aumenta 65% entre as pessoas com mais de 65 anos que sofrem de diabetes do tipo melito, concluiu um estudo divulgado na segunda-feira (17).

Segundo artigo publicado na edição de maio da revista "Archives of Neurology", os médicos Zoe Arvanitakis e David Bennett, da Rush University Medical Center de Chicago, estudaram um grupo de 824 religiosos --incluindo freiras, padres e frades católicos-- durante cinco anos e meio.

Os religiosos são considerados um grupo ideal para os estudos do Alzheimer, já que suas vidas regradas impedem que determinados fatores --como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas-- gerem uma predisposição à doença.

Do grupo estudado, 151 desenvolveram o mal de Alzheimer, incluindo 31 diabéticos, o que levou os cientistas a estabelecerem uma relação entre as duas doenças em idosos.

"A pesquisa sobre um possível vínculo entre o diabetes e maior risco para Alzheimer é intrigante e este estudo nos dá uma perspectiva adicional importante", disse Neil Buckholtz, do Instituto Nacional do Envelhecimento, que faz parte do Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos.

"Outras pesquisas, algumas das quais estão a caminho, nos dirão se as terapias contra o diabetes têm um papel importante para reduzir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer", concluiu.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página