Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2004 - 12h41

UE libera importação de milho geneticamente modificado

Publicidade

da Folha Online

Pela primeira vez em cinco anos, a Comissão Européia deu seu parecer favorável, nesta quarta-feira, à importação de um novo alimento geneticamente modificado.

Os países membros concordaram em liberar a importação do milho conhecido como Bt-11, comercializado pela companhia suíça Syngenta, para ser vendido como pipoca doce nos supermercados dos 25 países membros da UE (União Européia).

"Este é um dia importante para o direito de escolha do consumidor. A então chamada moratória terminou de fato", acredita David Byrne, comissário de saúde e proteção ao consumidor da UE.

"Trinta e quatro OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) estão no mercado [europeu] no momento e este será o 35º", disse Byrne, acrescentando que a importação do Bt-11 foi autorizada para um período de dez anos.

A decisão foi tomada após meses de debates entre os membros da UE e vai de encontro à opinião de cerca de 70% dos consumidores europeus contrários a alimentos geneticamente modificados.

Este sinal favorável aos transgênicos deve agradar alguns dos tradicionais parceiros comerciais da UE, sobretudo os Estados Unidos, que têm desafiado a posição do bloco sobre a questão na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Com Reuters

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página