Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 09h27

Fóssil é flagrante de refeição de dinossauro

CLAUDIO ANGELO
da Folha de S.Paulo

Um fóssil contrabandeado do Ceará para a França deu a um grupo de paleontólogos europeus a oportunidade rara de flagrar um momento da vida privada dos dinossauros: a hora do almoço. Os ossos indicam que uma espécie de dino que habitou a chapada do Araripe há 100 milhões de anos incluía répteis alados na sua dieta.

O achado em questão consiste de três vértebras do pescoço, ainda unidas, de um pterossauro --parente voador dos dinos erroneamente chamado de pterodátilo ou de "dinossauro alado".

Enterrado em uma delas está um dente quebrado que a equipe liderada por Eric Buffetaut, do CNRS (Centro Nacional para a Pesquisa Científica), em Paris, identificou como pertencente a um espinossauro. E aí está a surpresa: achava-se que esse tipo de dinossauro fosse um inveterado comedor de peixes.

Editoria de Arte/Folha Imagem

"Quando meu amigo François Escuillié me mostrou o fóssil e eu vi o dente dentro da vértebra, fiquei espantado", contou Buffetaut à Folha. "Essa é a combinação de dois animais muito raros."

Pterossauros não são exatamente desconhecidos na formação Santana, conjunto de rochas do Período Cretáceo (144 milhões a 65 milhões de anos atrás) que afloram no Araripe. Mais de uma dúzia de espécies já foram identificadas e fragmentos de esqueletos desses animais vira e mexe aparecem nas rochas calcárias da região, que naquela época era o fundo de uma laguna.

Já dinossauros são uma raridade em qualquer lugar --especialmente no Brasil. Somente três espécies foram identificadas no Araripe, sendo que duas delas, o Irritator challengeri e o Angaturama limai, são provavelmente o mesmo animal.

O predador suspeito de ter devorado o pterossauro descrito por Buffetaut e seus colegas Escuillié e David Martill na edição de hoje do periódico científico "Nature" (www.nature.com) é possivelmente um membro do gênero Irritator. Ele era um espinossaurídeo, um gigante de até 8 metros de comprimento, com focinho e dentes semelhantes aos dos crocodilos, o que sugeria uma dieta baseada em peixes. A suspeita foi reforçada nos anos 1990, pela descoberta de escamas semidigeridas dentro do abdome de um animal dessa família.

Caiu na rede é peixe

O achado do grupo europeu mostra que o Irritator não era assim tão enjoado com comida. Afinal, a mesma laguna na qual ele pescava também deve ter sido visitada por pterossauros, fanáticos por um peixinho. Um desses répteis alados --ou pelo menos uma boa parte dele-- acabou na boca do gigante.

Buffetaut diz não ter como saber em que circunstâncias a morte do réptil voador aconteceu. "Eu não excluiria predação pelo dinossauro. Um pterossauro ferido seria muito fácil de apanhar", diz o francês. "Nós sugerimos no artigo que esse teria sido um caso de necrofagia, mas só por cautela."

Essa é apenas a segunda evidência já descoberta daquilo que os cientistas chamam de "comportamento fossilizado" no qual um pterossauro é refeição de um dinossauro. O caso anterior aconteceu no Canadá, envolvendo dois animais de pequeno porte.

O fóssil estudado pelo grupo europeu foi levado do Brasil para a França em circunstâncias não esclarecidas, e hoje pertence a uma coleção do Centro de Dinossauros de Wyoming, nos EUA.

As regulamentações do Brasil proíbem a exportação de fósseis, a menos que se trate de um trabalho científico em colaboração com pesquisadores brasileiros e que o original seja devolvido ao país. Não foi o caso. O próprio Irritator teve seu crânio contrabandeado do Ceará para a Alemanha e acabou sendo descrito por David Martill em 1996.

• Alemanha acha 9º exemplar de Archaeopteryx