Ciência
09/07/2004 - 05h28

Britânicos afirmam produzir neurônios a partir de células de pele humana

Publicidade
da Folha de S.Paulo

Uma equipe de cientistas no Reino Unido diz ter conseguido transformar células comuns de pele humana em neurônios. Se confirmado, o achado poderá ajudar a reparar partes do cérebro de pacientes com doenças degenerativas, como esclerose múltipla, e vítimas de derrame.

As chamadas células-tronco neurais são uma espécie de cálice sagrado da biomedicina. Os estudiosos já conhecem ao menos duas formas de obtê-las: elas podem ser extraídas de embriões ou de fetos abortados. Em ambos os casos, barreiras éticas impedem que a pesquisa se desenvolva em países como os EUA --onde está a maior parte da verba-- e o Brasil.

O grupo liderado por Siddharthan Chandran, da Universidade de Cambridge, aparentemente conseguiu evitar o dilema e produzir células-tronco cerebrais a partir de pele. Em artigo publicado hoje no periódico médico "The Lancet" (www.thelancet.com), eles descrevem o método usado para induzir a transformação dessas células em precursores de neurônios.

O trabalho de persuasão envolveu alimentar as células com proteínas chamadas fatores de crescimento e depois juntá-las a células de cérebro de roedor.

As células resultantes manifestaram características de neurônios, como longas "caudas" e canais de cálcio, que servem para transmitir impulsos elétricos no sistema nervoso.

No entanto, elas ainda precisam ter sua identidade confirmada por testes em pacientes.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre células-tronco neurais
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os neurônios

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca