Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2004 - 14h21

Cápsula com partículas solares sofre acidente ao chegar à Terra

Publicidade

da Folha Online

Uma cápsula espacial com partículas solares lançada pela sonda norte-americana Genesis rumo à Terra sofreu um acidente ao chegar à superfície.

O procedimento de descida da cápsula envolvia a redução de velocidade por um pára-quedas e o posterior resgate por helicópteros. Mas os pára-quedas não abriram, e a cápsula se chocou contra o solo no deserto de Utah, nos Estados Unidos.

No total, a missão da Genesis custou US$ 264 milhões à Nasa (agência espacial norte-americana).

Segundo a Nasa, a cápsula entrou na atmosfera terrestre às 12h55 (horário de Brasília). A 33 quilômetros de altura, a cápsula deveria ter aberto um pára-quedas estabilizador e, seis minutos mais tarde, o pára-quedas principal, a 6,1 quilômetros de altura. Nenhum dos dois artefatos conseguiu funcionar.

Depois do choque, aparentemente inteira, a cápsula ficou sepultada por terra vermelha, de acordo com imagens exibidas pela Nasa.

"Ela bateu no chão a uma velocidade estimada de 160 km/h", confirmou Chris Jones, responsável pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory), da Nasa, em Pasadena (Califórnia).

A sonda transportava entre 10 microgramas e 20 microgramas de partículas solares, os primeiros materiais extraterrestres obtidos além da órbita lunar e trazidos à Terra para buscar respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar.

Leia mais
  • Partículas revelam história do Sistema Solar, diz astrônomo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda espacial Genesis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página