Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2004 - 12h02

Robôs exploradores da Nasa retomam operações em Marte

Publicidade

da Agência Lusa

Os robôs exploradores Spirit e Opportunity recomeçaram hoje a funcionar em Marte após uma pausa de 12 dias.

A informação foi hoje dada pela Nasa (agência espacial norte-americana), que anunciou um aumento de fundos para a continuação das operações dos jipes por mais seis meses "ou até continuarem a funcionar".

Os dois completaram em abril a missão de três meses para que foram programados, mas continuaram a funcionar, com alguns problemas, durante mais cinco meses.

Durante a primeira etapa do seu percurso, os robôs enviaram à Terra várias fotografias da superfície marciana, bem como informação geológica, incluindo a confirmação de que Marte teve água em seu passado remoto.

Prontos para outra

"Spirit e Opportunity parecem estar prontos para continuar suas notáveis aventuras", disse Andrew Datzler, diretor da Divisão para o Sistema Solar da Nasa, em Washington.

Durante a pausa de 12 dias em que o Sol se interpôs entre a Terra e Marte, as operações foram suspensas devido à debilidade das comunicações.

Segundo o JPL (Laboratório de Propulsão por Jato), da Nasa, operações e comandos foram retomadas para o Opportunity na segunda-feira e para o Spirit na terça-feira.

Os dois robôs, que desceram em pontos opostos do planeta vermelho em janeiro, mostraram até agora poucos sinais de esgotamento, apesar de já terem excedido o "período de garantia", disse Jim Erickson, diretor do projeto de ambos os veículos no JPL.

Atualmente, o Spirit está no setor ocidental de uma região de colinas conhecida como Columbia, a três quilômetros do ponto de descida. O Opportunity se encontra no fundo da cratera Endurance à procura de uma saída pelo setor sul.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o planeta Marte
  • Veja as imagens de Marte enviadas pela missão da Nasa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página