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29/09/2004
-
09h30
da France Presse, em Washington (EUA)
A SpaceShipOne, primeira nave espacial privada tripulada, tenta hoje seu segundo vôo que, se bem-sucedido, dará ao seu construtor esperanças de levar os US$ 10 milhões oferecidos pela fundação Ansari X Prize para encorajar o turismo espacial.
A nave foi criada por Burt Rutan, 61, chefe da sociedade Scaled Composites. Ela superou os 100 km de altitude em 21 de junho passado, num vôo que decolou da Califórnia (oeste dos EUA). Foi o primeiro vôo suborbital privado da história.
Atrelado ao "White Knight", avião de transporte construído sob medida, a SpaceShipOne deverá decolar, em princípio, às 10h (horário de Brasília) do deserto californiano de Mojave.
Assim como em seu primeiro vôo, a 15 km de altitude, o avião lançará o protótipo, e seu piloto acionará o motor para fazer uma ascensão vertical até superar os 100 km de altura, na fronteira com o espaço.
Exigências para o prêmio
Se tudo correr bem, a SpaceShipOne repetirá a façanha em 4 de outubro, respondendo assim às exigências da fundação Ansari X Prize, entre as quais está a capacidade de fazer funcionar o mesmo motor em menos de quinze dias. Outra consiste em levar a bordo o equivalente ao peso de dois passageiros, além do piloto.
"Com a SpaceShipOne, a equipe tem a esperança de conquistar o prêmio entre os 26 concorrentes na disputa", disse Sarah Evans, porta-voz da fundação Ansari X Prize, cuja sede fica em St.Louis, no Missouri. "Nenhum dos outros concorrentes anunciou até o momento seus projetos de vôo", prosseguiu.
O mais sério concorrente parece ser a equipe canadense Da Vinci, associada do GoldenPalace.com, o maior cassino digital do mundo, que prevê lançar um protótipo tripulado, atrelado a um balão, a partir dos 27 mil metros de altitude.
O retorno à Terra deverá ocorrer com a ajuda de um pára-quedas, e a aterrissagem será amortecida por colchões de ar. A princípio marcado para o próximo 2 de outubro, o vôo foi adiado para uma data ainda indeterminada.
Premiação
O prêmio foi lançado há oito anos por um grupo de doadores da iniciativa privada para encorajar o vôo espacial particular, inspirados no prêmio Orteig, de US$ 25 mil, que o aviador Charles Lindberg levou por realizar o primeiro vôo transatlântico em 1927.
"O objetivo do vôo efetuado pelo SpaceShipOne, em 21 de junho, foi provar que uma pequena sociedade poderá, sem ajuda do dinheiro público, levar um homem ao espaço", explicou Burt Rutan durante entrevista recente ao "Houston Chronicle".
"Nós acreditamos que este primeiro vôo encorajará maiores investimentos e estimulará muitos outros programas que darão ao público, em alguns anos, a chance de comprar bilhetes para efetuar vôos suborbitais", afirmou.
O milionário britânico Richard Branson anunciou na segunda-feira (27) um acordo avaliado em € 20,6 milhões entre sua empresa, a Virgin Atlantic, e a Mojave Aerospace Ventures, para criar a primeira sociedade de transporte espacial do mundo, batizada de Virgin Galactic, que utilizará a tecnologia da SpaceShipOne.
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SpaceShipOne tenta hoje seu segundo vôo espacial
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A SpaceShipOne, primeira nave espacial privada tripulada, tenta hoje seu segundo vôo que, se bem-sucedido, dará ao seu construtor esperanças de levar os US$ 10 milhões oferecidos pela fundação Ansari X Prize para encorajar o turismo espacial.
A nave foi criada por Burt Rutan, 61, chefe da sociedade Scaled Composites. Ela superou os 100 km de altitude em 21 de junho passado, num vôo que decolou da Califórnia (oeste dos EUA). Foi o primeiro vôo suborbital privado da história.
Atrelado ao "White Knight", avião de transporte construído sob medida, a SpaceShipOne deverá decolar, em princípio, às 10h (horário de Brasília) do deserto californiano de Mojave.
Assim como em seu primeiro vôo, a 15 km de altitude, o avião lançará o protótipo, e seu piloto acionará o motor para fazer uma ascensão vertical até superar os 100 km de altura, na fronteira com o espaço.
Exigências para o prêmio
Se tudo correr bem, a SpaceShipOne repetirá a façanha em 4 de outubro, respondendo assim às exigências da fundação Ansari X Prize, entre as quais está a capacidade de fazer funcionar o mesmo motor em menos de quinze dias. Outra consiste em levar a bordo o equivalente ao peso de dois passageiros, além do piloto.
"Com a SpaceShipOne, a equipe tem a esperança de conquistar o prêmio entre os 26 concorrentes na disputa", disse Sarah Evans, porta-voz da fundação Ansari X Prize, cuja sede fica em St.Louis, no Missouri. "Nenhum dos outros concorrentes anunciou até o momento seus projetos de vôo", prosseguiu.
O mais sério concorrente parece ser a equipe canadense Da Vinci, associada do GoldenPalace.com, o maior cassino digital do mundo, que prevê lançar um protótipo tripulado, atrelado a um balão, a partir dos 27 mil metros de altitude.
O retorno à Terra deverá ocorrer com a ajuda de um pára-quedas, e a aterrissagem será amortecida por colchões de ar. A princípio marcado para o próximo 2 de outubro, o vôo foi adiado para uma data ainda indeterminada.
Premiação
O prêmio foi lançado há oito anos por um grupo de doadores da iniciativa privada para encorajar o vôo espacial particular, inspirados no prêmio Orteig, de US$ 25 mil, que o aviador Charles Lindberg levou por realizar o primeiro vôo transatlântico em 1927.
"O objetivo do vôo efetuado pelo SpaceShipOne, em 21 de junho, foi provar que uma pequena sociedade poderá, sem ajuda do dinheiro público, levar um homem ao espaço", explicou Burt Rutan durante entrevista recente ao "Houston Chronicle".
"Nós acreditamos que este primeiro vôo encorajará maiores investimentos e estimulará muitos outros programas que darão ao público, em alguns anos, a chance de comprar bilhetes para efetuar vôos suborbitais", afirmou.
O milionário britânico Richard Branson anunciou na segunda-feira (27) um acordo avaliado em € 20,6 milhões entre sua empresa, a Virgin Atlantic, e a Mojave Aerospace Ventures, para criar a primeira sociedade de transporte espacial do mundo, batizada de Virgin Galactic, que utilizará a tecnologia da SpaceShipOne.
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