Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2004 - 11h58

Nasa prevê impacto de meteoro na Terra daqui a 876 anos

Publicidade

da Folha Online

Astrônomos da Nasa (agência espacial norte-americana) prevêem que um meteoro de um pouco mais de um quilômetro de diâmetro, catalogado como 1950 DA, possa se chocar com a Terra daqui a 876 anos, mais precisamente no dia 16 de março de 2880.

A rocha desceria do céu a uma velocidade de 66.600 km/h e teria o mesmo efeito que a explosão de milhares de bombas atômicas.

Resultado: devastação total em um raio de 300 quilômetros do impacto. No resto do planeta, ocorreria um efeito chamado de "inverno nuclear": a atmosfera abrigaria toda a poeira erguida pela colisão, impedindo a entrada da luz do Sol e matando toda a vida vegetal. Sem as plantas, os animais morrem.

Mas não há motivo para alarde --segundo o JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a possibilidade de o impacto descrito acima acontecer é de 1 em 300 (0,33%).

Um asteróide medindo cerca de dez quilômetros teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros, ao cair na península de Yucatán, no México, 65 milhões de anos atrás.

Astrônomos já identificaram pouco mais de 60% dos 1.100 grandes asteróides que, acredita-se, orbitam nas vizinhanças da Terra. Mas nenhum deles, garantem, representa uma ameaça ao nosso planeta. Pelo menos por enquanto.

Leia mais
  • EUA vão criar lista de asteróides perigosos até 2008
  • Asteróide passa perto da Terra; hemisfério Sul terá visão privilegiada

    Especial
  • Veja animação da trajetória do asteróide que passou "perto" da Terra
  • Leia o que já foi publicado sobre meteoros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página