Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 17h48

Vaca clonada pela Embrapa dá à luz seu primeiro filhote

da Folha Online

A vaca Vitória, primeiro clone bovino da América Latina produzido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), deu à luz ao seu primeiro filhote, a bezerra Glória, no último dia 19 de setembro.

Vitória, hoje com três anos e sete meses, foi inseminada em dezembro de 2003 com o sêmen do touro Zehnder, da raça Simental, de origem alemã. Ela deu a luz à Glória por parto natural. A bezerra nasceu com 38,2 kg e passa bem.

Para Rodolfo Rumpf, coordenador das pesquisas de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o nascimento do animal é uma prova científica de que Vitória é perfeita do ponto de vista reprodutivo.

Segundo ele, o experimento permitiu avaliar o potencial reprodutivo do animal e a sua habilidade materna, que se reflete no ganho de peso diário de Glória, de aproximadamente um quilo.

Os cientistas vão continuar acompanhando a saúde, o comportamento e a reprodução de Glória, assim como foi feito com sua mãe, para aprofundar os estudos sobre o uso da clonagem no setor produtivo.

• Leia o que já foi publicado sobre clonagem de animais