Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2004 - 03h11

EUA encomendam 75 milhões de vacinas contra antraz

Publicidade

da France Presse, em Washington (EUA)

O departamento americano de Saúde assinou um contrato de US$ 877,5 milhões com o laboratório farmacêutico VaxGen para fabricar 75 milhões de doses de uma nova vacina contra o antraz, anunciou nesta quinta-feira o secretário da pasta, Tommy Thompson.

Estas novas vacinas ficarão armazenadas no depósito estratégico nacional e serão utilizadas para proteger a população em um eventual ataque biológico. A quantidade solicitada deve permitir imunizar cerca de 25 milhões de pessoas.

"A propagação intencional do bacilo do antraz é uma das ameaças terroristas mais sérias que enfrentamos", justificou Tommy Thompson, em um comunicado.

"Adquirir reservas destas novas vacinas é uma etapa-chave nos esforços para proteger o público americano contra um ataque", explicou.

Este foi o primeiro contrato fechado pelo governo federal dentro do programa "Bioshield", votado recentemente pelo Congresso para conceder verbas e, com isso, deixar o país mais preparado caso ocorra um ataque bioterrorista, promovendo a pesquisa médica e a preparação de vacinas, entre outros tipos de proteção.

As pesquisas sobre a nova vacina contra o antraz começaram em setembro de 2002 e são financiadas pelo departamento de Saúde, por meio do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e de Alergias e do Instituto Nacional da Saúde.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o antraz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página