Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2004 - 11h22

Estresse quadruplica crises de asma, revela estudo

Publicidade

da France Presse, em Paris (França)

Um acontecimento que cause estresse pode multiplicar por quatro a possibilidade de um ataque de asma em dois dias e quase dobrar suas probabilidades durante as sete semanas seguintes, segundo estudo britânico.

Médicos do Reino Unido pediram a 60 crianças que sofrem de asma que escrevessem diariamente seus sintomas e depois medissem sua força respiratória.

A pesquisa foi dirigida por Seija Sandberg, do Departamento de Ciências de Saúde Mental do Colégio Universitário de Londres e publicada no "Thorax", da BMA (Associação Médica Britânica, na sigla em inglês).

As crianças descreveram durante 18 meses os sintomas de sua asma e os acontecimentos de sua vida. Uma situação que provoque estresse --como uma morte, um nascimento, o divórcio dos pais ou uma mudança de casa-- aumentou em 4,69 vezes o risco de um ataque de asma nos dois dias seguintes ao acontecimento.

Em um período de três a dez dias depois desta situação difícil, não havia risco de crise, afirmaram os pesquisadores. Entretanto, várias semanas depois, os efeitos poderiam se revelar novamente. Os asmáticos têm um risco 1,8 vez maior de ter uma crise entre cinco e sete semanas depois de uma situação conflituosa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estresse
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página