Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2004 - 16h08

Teste genético prevê riscos de reincidência do câncer de mama

da France Presse, em Washington (EUA)

O teste genético chamado Oncotype DX pode avaliar os riscos de reincidência do câncer de mama e determinar se um paciente pode ou não ficar sem quimioterapia, de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada neste sábado no site do "New England Journal of Medicine".

Este estudo mostra que quase a metade dos 50 mil norte-americanos diagnosticados a cada ano, e cujo câncer de mama não sofreu metástase, têm pouco risco de reincidência e poderiam assim evitar a quimioterapia e seus efeitos traumáticos.

"Este teste pode identificar 50% das doenças que têm um bom prognóstico e não precisam de quimioterapia", afirmou Soonmyung Paik, que dirigiu estas pesquisas. "Isto pode fazer uma enorme diferença no modo de tratar os pacientes", ressaltou.

Com o levantamento dos tumores cancerígenos de 447 pacientes e uma coleção de 250 genes provenientes de três estudos independentes preliminares, estes pesquisadores descobriram que 16 genes têm um papel no desenvolvimento do câncer de mama.

A partir desses genes e de sua respectiva influência no crescimento das células e a dosagem hormonal, eles estabeleceram uma fórmula de cálculo de risco de reincidência.

Este teste foi identificado durante um vasto programa federal de pesquisa sobre câncer de mama e de intestino, realizado com a colaboração de Genomic Health, uma sociedade privada de biotecnologia com sede na Califórnia.

O teste, que custa US$ 3.450, já foi aprovado pela agência federal encarregada de medicamentos, a FDA (Food and Drug Administration).

• Leia o que já foi publicado sobre o câncer de mama