Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2004 - 13h17

Cor da pele influencia interpretação do sorriso, diz estudo

Publicidade

da Agência Lusa

As pessoas tendem a valorizar o sorriso de indivíduos com cor de pele igual à sua, segundo um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, de Portugal, divulgado hoje.

Em declarações à agência Lusa, o psicólogo Freitas-Magalhães, diretor do laboratório e autor do estudo, destacou que as mulheres são mais influenciadas do que os homens pela cor de pele quando vêem um sorriso.

A pesquisa mostra que, quando confrontados com dois tipos de expressão facial --o sorriso largo e a face neutra--, os indivíduos negros tendem a perceber com mais simpatia o sorriso de negros. Por outro lado, os brancos fazem o mesmo em relação a indivíduos com a sua cor de pele.

Trata-se, explicou o pesquisador, da "valorização do grupo de indivíduos semelhantes, um conceito definido por fatores sociais".

Concluído no mês passado, o estudo "A expressividade do sorriso: diferenças de gênero e da cor a pele" foi feito com 160 jovens portugueses e cabo-verdianos. O material deve ser publicado na revista da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

Leia mais
  • Sorrir sem mostrar os dentes revela mais afetividade, diz estudo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre afetividade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página