Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 19h00

Saiba mais sobre o cientista que "emprestou" nome à sonda Huygens

da Folha Online

A sonda Huygens tem esse nome por causa do cientista holandês Christiaan Huygens, que em 1655 descobriu a lua de Titã, em Saturno.

Nascido em 1629 em uma nobre família de diplomatas, desde criança ele apresentou facilidade em lidar com números e desenhos. Em 1645, foi para a Universidade de Leiden, onde estudou matemática e direito.

Huygens dedicou-se à fabricação de telescópios, como muitos pesquisadores de sua época. Junto com seu irmão Constantijn desenvolveu teorias sobre o funcionamento desse tipo de equipamento.

Em 1655, ele apontou um de seus telescópios para Saturno com a intenção de estudar os anéis. Para sua surpresa, enxergou também uma grande lua, hoje conhecida como Titã. Quatro anos mais tarde, Huygens descobriu a verdadeira forma dos anéis de Saturno.

Suas pesquisas --houve outras, como uma sobre o movimento do pêndulo do relógio-- lhe garantiram um lugar na Academia Francesa de Ciências, em 1666. Ele ficou em Paris desse ano até 1681.

O cientista que descobriu Titã morreu em 1695 sem o devido reconhecimento por suas descobertas, como afirma a ESA (Agência Espacial Européia).

Com informações da ESA