Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2005 - 13h41

Instrumentos da sonda Huygens começam a enviar dados de Titã

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Darmstadt (Alemanha)

Fotos da superfície de Titã, sons registrados durante a descida, dados sobre a composição da atmosfera e as condições de aterrissagem, são algumas das informações que a ESA (Agência Espacial Européia) revelou hoje à imprensa.

A agência divulgou os primeiros sons captados pelos microfones da sonda Huygens em Titã. Uma das duas gravações é uma reconstrução em laboratório de amostras de áudio registradas na descida da nave na atmosfera da lua de Saturno.

A segunda gravação é a reprodução dos ecos do radar da Huygens durante os últimos quilômetros da descida, que serão utilizados por cientistas para estudar a natureza da superfície de Titã.

"Estou emocionado pelo que vimos ontem, é extraordinário. Mas precisamos compreender que o que temos hoje é apenas um potencial", declarou David Southwood, diretor científico da ESA, um dia depois de a sonda européia Huygens ter dado um novo passo na exploração interplanetária ao aterrissar na superfície de Titã, o maior satélite de Saturno.

"Estou muito contente. Os dados científicos obtidos pela Huygens correspondem a nossos objetivos mais ambiciosos, e até mais", disse Jean-Pierre Lebreton, diretor da missão Huygens na agência.

"Os cientistas trabalharam toda a noite e esta manhã já temos uma imagem um pouco mais clara de Titã", acrescentou.

Comentando as primeiras fotografias recebidas, Marty Tomasko (cientista da Universidade de Tuscon, Arizona), encarregado da câmera da sonda, disse que "é impossível resistir à especulação de que se vêem nas imagens canais de drenagem, ou uma ribeira".

A propósito da foto que mostra cristais na superfície, afirmou que "não possuem mais de 15 cm de largura e que os mais visíveis se encontram a apenas 85 cm da sonda".

"Não temos resposta a todas as perguntas agora, só podemos especular sobre esses cristais", ainda que "sejam pedras de água congelada", ressaltou.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o cientista que "emprestou" nome à sonda Huygens

    Especial
  • Ouça sons captados na descida da Huygens na atmosfera de Titã
  • Ouça os ecos do radar da sonda Huygens em Titã
  • Veja galeria de imagens obtidas pela Huygens em Titã
  • Leia o que já foi publicado sobre a sonda Huygens
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página