Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2005 - 12h45

2005 pode ser o ano mais quente registrado em um século

Publicidade

da Folha Online

Fenômenos naturais como o El Niño e, principalmente, a emissão de gases que causam o efeito estufa podem fazer de 2005 o ano mais quente já registrado desde o final do século 19. A informação é de pesquisadores da Nasa (agência espacial norte-americana).

"Nos últimos 30 anos vimos uma tendência muito forte de aquecimento global. A principal causa do aumento da temperatura é a emissão de gases, causada por indústrias e automóveis, por exemplo", afirmou James Hansen, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York.

Segundo os especialistas, 2004 foi o quarto ano mais quente já registrado desde que a temperatura começou a ser medida, no final do século 19.

Temperaturas médias no solo e na superfície dos oceanos indicam que, no ano passado, os valores ficaram 0,48ºC mais altos do que aqueles registrados entre 1951 e 1980.

O ano mais quente foi o de 1998, seguido por 2002 e 2003. Em 1998 aconteceu um dos mais fortes El Niños já registrados --esse fenômeno aquece as águas do Pacífico e causa mudanças climáticas e oceânicas em todo o mundo.

Com Reuters

Leia mais
  • Empresários canadenses tiram proveito do aquecimento global

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aquecimento global
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página