Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2005 - 09h02

Descobertos manuscritos do século 5 sobre ritos religiosos coptos

Publicidade

da France Presse, no Cairo

Três manuscritos coptos do século 5 descrevendo os primeiros ritos religiosos desta comunidade cristã do Egito foram encontrados num túmulo faraônico em Gurna, perto de Luxor, 700 km ao sul do Cairo.

Os manuscritos foram descobertos pela missão arqueológica polonesa no Egito. "Esta é a descoberta mais importante desde a dos textos de Nag Hammadi", dise Zahi Hawas, secretário-geral do Conselho Superior de Antigüidades (CSA), numa entrevista coletiva promovida no sábado.

Nos textos de Nag Hammadi, 600 km ao sul do Cairo, foram identificados os quatro evangelhos de João, Marcos, Lucas e Mateus. Os doze textos de Nag Hammadi, compostos de libretos de papiro encadernados com pele, foram descobertos por acaso, em 1945, por camponeses que estavam desenterrando uma jarra.

Hawas frisou que a utilização de um túmulo faraônico para esconder os manuscritos "mostra a perseguição que sofriam os coptos durante o império romano".

Thomas Gorik, chefe da missão arqueológica polonesa, informou que os três manuscritos estavam enterrados na areia num túmulo que data do Império Médio (2000-1800 antes de Cristo).

"O primeiro manuscrito mede 22,5 cm de altura e 17 cm de largura. Não sabemos quantas páginas tem. Ele estava dentro de um cofre de madeira decorado com grafismos gregos", acrescentou.

O segundo manuscrito é decorado com pequenos círculos. Tem 50 páginas, assim como o terceiro manuscrito, que também está encadernado, mas se encontra em péssimo estado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre coptos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página