Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2005 - 14h17

Ano Einstein reúne mais de 6.500 físicos em Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Mais de 6.500 físicos se reunirão a partir desta sexta-feira, em Berlim, para analisar durante seis dias 'a física desde Einstein', no centenário da formulação da teoria da relatividade pelo cientista alemão Albert Einstein.

Este será o maior congresso de física celebrado até hoje na Europa e terá como objetivo apresentar e discutir a gama de pesquisas que está sendo realizada nesta área, das partículas atômicas até os buracos negros do Universo.

Nas Universidades Técnica e Humboldt de Berlim serão realizadas 6.100 conferências, 672 reuniões de especialistas e 21 simpósios durante o evento, o maior celebrado pela Sociedade de Física da Alemanha desde sua fundação, 160 anos atrás. Quatro Prêmios Nobel darão conferências.

O programa do congresso estará dividido nas áreas de física terrestre, extraterrestre, nano, ultrafria e viva, abordará da teoria quântica até as mudanças climáticas no planeta, e o idioma oficial do evento será o inglês.

Os cientistas tentarão estabelecer quais serão os temas do futuro na área de investigação.

"Algumas pessoas se perguntam hoje se tudo não está descoberto na investigação básica", disse Markus Schwoerer, coordenador científico do congresso.

No entanto, cem anos depois da formulação da revolucionária teoria da relatividade (e=m.c2, energia é igual à massa pela velocidade da luz ao quadrado) por Albert Einstein, muito ainda resta por fazer, destacou Schwoerer.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o físico Albert Einstein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página