Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2005 - 11h33

Cuba está perto de erradicar a tuberculose, segundo médicos

Publicidade

da France Presse, em Havana

Cuba, que tem a menor taxa de tuberculose da América Latina (6,6 por cada 100 mil habitantes no fim de 2004) "pode se tornar o primeiro país da região a erradicar a doença", informaram fontes médicas.

"Cuba está em condições de se tornar em breve o primeiro país da região a erradicar a tuberculose", disse a encarregada do Programa Nacional de Atenção voltado para esta doença do Ministério de Saúde Pública, a médica María Llanes, citada pelo jornal "Juventud Rebelde".

Para considerar a tuberculose erradicada, "deve-se alcançar um número inferior a cinco doentes por 100 mil habitantes, meta que já é realidade em mais de cem municípios da ilha" de um total de 169, acrescentou Llanes.

Com relação a outras doenças epidemiológicas, Miguel Angel Galindo Sardiña, encarregado por mais de 20 anos do Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde Pública, havia dito em janeiro que a ilha registrou pela primeira vez em 2004 zero casos de tétano, "um feito epidemiológico excepcional".

Cuba erradicou outras seis doenças contagiosas (poliomielite, difteria, sarampo, tosse coqueluche, rubeóla e caxumba), além de meningite tuberculosa em menores de um ano e tétano neonatal, esta última em 1961.

A tuberculose mata 1,8 milhão de pessoas no mundo por ano, segundo o jornal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página