Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2005 - 09h59

Panda selvagem passeia por ruas de cidade chinesa

Publicidade

da EFE

Um panda selvagem, que fugiu de uma reserva natural, invadiu uma cidade chinesa e causou pânico no local. O animal fez com que fosse iniciada uma operação de busca e captura que durou mais de um dia, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial.

O panda, uma fêmea adulta de cerca seis anos, foi vista pela primeira vez na madrugada de sábado, quando subia em um muro da cidade de Dujiangyan, na província sudoeste chinesa de Sichuan.

A imprensa informou que esta é a primeira vez que um urso panda selvagem entra em uma cidade da China, o único país do mundo que mantém estes animais em liberdade.

A princípio, as testemunhas acharam que se tratava de um ladrão, mas, depois de comprovar que era um urso, avisaram seus vizinhos e se organizaram para tentar encurralar o animal. O panda, no entanto, conseguiu escapar saltando de telhado em telhado.

Várias testemunhas afirmam terem visto o panda nadando no rio da cidade.

De noite, a ursa apareceu dormindo no alto de uma árvore e permitiu que os bombeiros de Dujiangyan a capturassem usando tranqüilizantes.

Ontem a ursa foi devolvida à reserva de Wolong, situada a várias dezenas de quilômetros da cidade.

Os especialistas não entraram em um acordo sobre as causas que levaram o animal a entrar em uma cidade, fato considerado insólito já que os pandas são extremamente tímidos.

Leia mais
  • Morre aos 36 anos o panda em cativeiro mais velho do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ursos panda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página