Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2005 - 10h17

Discovery vai entrar em órbita em 8 minutos e 40 segundos

Publicidade

da France Presse, de Cabo Canaveral

O ônibus espacial Discovery, que será lançado do centro espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, vai se colocar em órbita em 8 minutos e 40 segundos, a uma velocidade cerca de 10 vezes superior a de uma bala de fuzil.

Seis segundos antes do lançamento, os três motores do ônibus espacial começarão a funcionar. Em minutos, o Discovery atingirá a velocidade de 28.968 km/h necessária para se colocar em órbita.

O ônibus espacial, os foguetes auxiliares de combustível sólido e o tanque de combustível externo pesam 2.051 toneladas. O aparelho levará oito segundos para atingir uma velocidade de 160km/h. Parecerá subir lentamente, mas em menos de um minuto estará voando a 1.600km/h.

Ao fim de dois minutos, quando o Discovery alcançar uma altitude de 45km e uma velocidade de mais de 4.800km/h, os dois foguetes auxiliares de combustível --já sem o pó de alumínio e o perclorato de amoníaco que continham-- vão se desprender e cair no Atlântico. Os restos serão recuperados por navios da Nasa a mais de 200km da costa da Flórida.

Os três motores do Discovery permanecerão ligados durante os oito minutos e 40 segundos de subida, queimando 1,89 milhão de litros de combustível provenientes do tanque de cor alaranjada. O ônibus espacial consumirá o equivalente ao conteúdo de uma piscina média a cada 25 segundos.

Seu combustível será composto de hidrogênio e oxigênio líquidos. O vapor de água produzido originará duas enormes nuvens brancas, que formarão espirais ao redor do ônibus espacial na decolagem.

Uma vez em órbita, com os motores desligados e o Discovery viajando a 8km/s, o tanque se desprenderá voltando à atmosfera para se desintegrar sobre o Pacífico. A partir deste momento, a nave não pesará mais do que 121,5 toneladas.

Trinta e cinco minutos depois, dois pequenos motores, localizados à esquerda e à direita da parte de trás da nave, servirão para as manobras em órbita. Com os motores ligados durante três minutos, a nave poderá ganhar altitude a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia mais
  • Discovery é abastecida e deve ser lançada ao espaço
  • Nasa diz que Discovery está pronto para partir em direção à ISS
  • Nasa tentava corrigir falha do Discovery desde abril

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página