Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2005 - 01h44

Astrônomo americano diz ter descoberto 10º planeta do Sistema Solar

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O astrônomo americano Michael Brown afirmou nesta sexta-feira ter descoberto o "décimo planeta do Sistema Solar", a cerca de 15 bilhões de quilômetros da Terra.

O novo "planeta", batizado provisoriamente de 2003-UB313, "é o corpo celeste mais distante já descoberto gravitando em torno do sol", disse Brown, chefe do departamento de astronomia do Instituto Californiano de Tecnologia (Caltech), em Pasadena.

Segundo Brown, o corpo celeste está "situado a 97 unidades astronômicas (14,4 bilhões de quilômetros) da Terra" e é maior que Plutão, o nono planeta do nosso sistema solar, descoberto em 1930.

É possível que o novo "planeta" fique 97 vezes mais distante do Sol do que a Terra.

O 2003-UB313 foi fotografado por uma câmera extremamente possante por intermédio do telescópio Samuel-Oschin, do Monte Palomar, no sul da Califórnia, disse Brown.

Brown admitiu que qualificar de "planeta" este corpo celeste composto basicamente de rocha e gelo, como Plutão, pode provocar polêmica entre os especialistas, mas lembrou que se o 2003-UB313 não é um planeta, Plutão também não é.

O 2003-UB313 é um típico corpo do Cinturão de Kuiper, mas tem o tamanho para ser classificado de planeta. "Ele é, definitivamente, maior que Plutão" e o mais brilhante dos corpos do cinturão, destacou Brown.

O astrônomo americano propôs um nome para o "planeta" à União Internacional de Astronomia e espera uma decisão sobre o caso.

Brown fez a descoberta com os astrônomos Chad Trujillo, do Observatório Gemini de Havaí, e David Rabinowitz, da Universidade de Yale, em 8 de janeiro passado.

O novo "planeta" será visível "nos próximos seis meses pela manhã, no leste do firmamento, na constelação de Cetus", segundo Brown.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Sistema Solar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página