Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 06h32

Nasa transfere aterrissagem do Discovery para a Califórnia

Publicidade

da Folha Online

Devido a condições climáticas desfavoráveis ao pouso em Cabo Canaveral (Flórida), onde fica o Centro Espacial Kennedy, a Nasa transferiu o local de aterrissagem do Discovery para a base da Força Aérea Edwards, na Califórnia.

A agência espacial norte-americana chegou a estudar mais um local para o pouso na costa oeste: o porto White Sands, em Novo México. Mas decidiu-se pela Califórnia, que oferece duas oportunidades de aterrissagem, contra uma no Novo México.

O pouso está marcado para 9h12 (horário de Brasília) desta terça-feira. O controle da missão em Houston (Texas) já deu o sinal verde para o início dos preparativos.

A checagem total dos sistemas foi realizada pela comandante Eileen Collins e sua equipe dentro do Discovery. A tripulação fará uma manobra de três minutos às 8h06 para tirar o ônibus espacial da órbita da Terra e colocá-lo em direção à Califórnia.

A missão é a primeira de um ônibus espacial desde a tragédia do Columbia, em 2003 (que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre, matando os sete tripulantes). Uma das suas principais atribuições foi abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

Os astronautas do Discovery se mostraram apreensivos com os problemas apresentados na nave. Na decolagem, parte do material de revestimento do tanque de combustível se desprendeu. Durante a missão, os astronautas tiveram de consertar um defeito no casco do ônibus em órbita, em feito inédito.

Leia mais
  • Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno
  • Discovery está pronto para retornar com segurança, diz Nasa
  • Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página