Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 09h56

Astronautas realizaram feitos inéditos em missão do Discovery

Publicidade

da Folha Online

Batizada de "Volta ao Espaço", a missão do Discovery foi marcada por feitos inéditos na história do programa de ônibus espaciais da Nasa. Confira alguns deles:

. Dentro do Discovery, os astronautas manobraram um braço mecânico de 30,48 metros equipado com laser e câmeras para inspecionar possíveis avarias nas asas e no nariz da nave. O feito foi arriscado porque a própria manobra poderia danificar o ônibus espacial.

. A comandante Eileen Collins realizou com perfeição uma manobra que jogou a nave para trás (algo semelhante a uma cambalhota invertida) perto da Estação Espacial Internacional (ISS). A manobra foi necessária para que os residentes da ISS pudessem fotografar sua face inferior e avaliar os danos no casco da nave.

. Os astronautas Soichi Noguchi e Stephen Robinson aplicaram uma substância experimental no isolamento térmico do ônibus espacial. A Nasa espera que o material possa ser usado em missões futuras para reparar fissuras no revestimento das naves.

. No talvez mais dramático feito da missão, Robinson fez o primeiro reparo de um ônibus espacial em órbita. Em um longa saída ao espaço, ele tirou dois pedaços da espécie de malha que preenche os espaços entre as placas de isolamento térmico. Ele ficou suspenso pelo braço robótico de 17,68 metros da ISS.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Discovery pousa com sucesso em base na Califórnia
  • Nasa transfere aterrissagem do Discovery para a Califórnia
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery
  • Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página