Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2005 - 13h16

Após sucesso da missão Discovery, ISS pode operar até 2010

Publicidade

da France Presse, em Moscou

A Estação Espacial Internacional (ISS) pode seguir funcionando até 2010 com os suprimentos levados pelo ônibus espacial Discovery, afirmou nesta quarta-feira o diretor da Agência Espacial Russa, Anatoli Perminov.

"O pouso do Discovery é uma grande alegria. Significa que o projeto ISS pode continuar até 2010", disse Perminov a jornalistas, enfatizando a importância da missão, "não só para os Estados Unidos, mas para todos os países participantes do projeto".

O Discovery, que aterrissou com segurança na terça-feira, após uma missão de 14 dias marcada por percalços, levou 12 toneladas de equipamentos aos astronautas a bordo da ISS, e retirou dejetos que abarrotavam o espaço restrito do laboratório orbital.

O programa de lançamentos de ônibus espaciais da Nasa está previsto para terminar em 2010, mas a estação poderá continuar funcionando além desta data com lançamentos planejados pela Rússia e pela Agência Espacial Européia, acrescentou Perminov.

O Discovery foi o primeiro ônibus espacial a voar depois da tragédia com o Columbia, em 2003, que custou a vida de seus sete tripulantes e foi causada por danos causados na espaçonave por uma placa do isolamento térmico, que se soltou durante a decolagem.

Pedaços similares deste revestimento no tanque externo também se soltaram durante o lançamento do Discovery, em 26 de julho, mas a Nasa declarou que eles não causaram avarias significativas na estrutura do ônibus espacial, e liberou a nave para pousar.

O Discovery agora ficará junto da frota de ônibus espaciais até que o problema seja solucionado.

A agência espacial americana é otimista quanto à descoberta de uma solução em breve e marcou o próximo lançamento a princípio para 22 de setembro.

Leia mais
  • Discovery pousa com sucesso em base na Califórnia
  • Nasa transfere aterrissagem do Discovery para a Califórnia
  • Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página