Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 11h23

Especialistas criticam arrogância da Nasa na missão do Discovery

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os responsáveis pela Nasa (agência espacial norte-americana) que decidiram lançar o Discovery, apesar de vários problemas técnicos, demonstraram arrogância quando se negaram a tirar lições da catástrofe do ônibus espacial Columbia, avaliaram especialistas.

"Eles não aprenderam o que deveriam com a tragédia do Columbia", criticaram, em um comunicado, sete membros de um grupo consultivo composto por 23 pessoas. Eles foram encarregados de avaliar as atitudes da Nasa em relação às recomendações da Comissão de Investigação do acidente com o ônibus que se desintegrou em 2003.

Os especialistas acreditam que há profissionais qualificados trabalhando no programa do ônibus espacial, mas criticam a direção da Nasa. "Os responsáveis têm de romper esse ciclo, em que prevalece a presunção acima do conhecimento", disseram.

"A recorrência de acidentes que podemos evitar e a aparente reticência a aprender com o passado deveriam ser suficientes para que prevalecesse a humildade", continuaram os especialistas.

As críticas foram minimizadas pelo vice-presidente do grupo consultivo, Richard Covey. Em entrevista ao jornal "The New York Times", ele afirmou que nem todos os membros do grupo se incomodaram com a maneira como a Nasa administra a segurança dos ônibus espaciais.

Leia mais
  • Discovery pousa com sucesso em base na Califórnia
  • Nasa transfere aterrissagem do Discovery para a Califórnia
  • Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno
  • Veja quem são os sete tripulantes do Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página