Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 17h59

Óleo de palma contribui para extinção dos orangotangos

Publicidade

da France Presse

A demanda por óleo de palma, amplamente utilizado em alimentos processados, está levando os orangotangos à extinção. Isso porque o processo acelera a destruição do habitat deste animal, informa um estudo da Organização Friends of the Earth (Amigos da Terra) divulgado nesta sexta-feira.

O grupo diz que o grande macaco pode estar extinto em 12 anos se não forem feitas intervenções de emergência no comércio de óleo de palma.

"Mais de 90% do habitat dos orangotangos na Indonésia e na Malásia foram destruídos. Alguns especialistas estimam que 5.000 orangotangos morrem todos os anos devido a esse descaso", afirmou a organização em um comunicado divulgado em Londres.

A organização afirma que centros de vida selvagem da Indonésia estão cuidando de bebês orangotangos órfãos que foram resgatados de florestas queimadas no preparo para o plantio. "A plantação para a produção do óleo tornou-se a principal causa da redução no número de orantogangos", diz o relatório.

Segundo o Friends of the Earth, o óleo de palma é utilizado em 10% dos produtos nas prateleiras dos supermercados. Nesta lista entram pães, cereais, batons e sabonetes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre animais em extinção
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página