Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 09h32

Areia movediça não tem como afogar pessoa, diz estudo europeu

Publicidade

REINALDO JOSÉ LOPES
da Folha de S.Paulo

Incontáveis vilões de filmes B já bateram as botas afogados em areia movediça, mas um grupo de pesquisadores na Holanda e na França acaba de mostrar que isso é fisicamente impossível. De quebra, os estudos da equipe sugerem que a chave das propriedades tenebrosas desse tipo de areia é passar rapidamente de um estado quase sólido para o líquido.

"Você já jogou Mikado [brincadeira japonesa na qual vários palitos são amontoados e é preciso retirá-los gradativamente]? Se você toca o palito errado, a pilha toda desmorona. A areia movediça é parecida: uma pilha diluída de grãos de areia. Se você pisa nela, a pilha entra em colapso e você afunda", disse à Folha o físico holandês Daniel Bonn, do Instituto Van der Waals-Zeeman, na Universidade de Amsterdã. Ele é o autor principal do estudo, que está na revista "Nature", desta sexta-feira.

Ele e seus colegas estudaram um tipo de areia movediça oriunda de um lago salgado em Qom, no Irã, bem como outra criada em laboratório. O material é composto de areia, argila e água salgada e, se deixado em repouso, vai ficando cada vez mais viscoso, com as partículas de areia em suspensão.

No entanto, mesmo uma força muito pequena aplicada sobre a superfície faz com que o conjunto passe a se comportar como líquido rapidamente. "A areia, depois, desce para o fundo, e fica agrupada de forma muito densa lá embaixo. Essa areia densa tem uma viscosidade enorme, o que explica por que é tão difícil tirar o pé", diz Bonn. Na verdade, a força necessária equivale à capaz de levantar um carro de tamanho médio.

Agora, a boa notícia: os pesquisadores testaram o que aconteceria com um corpo de mesma densidade que o humano e viram que ele, na verdade, não seria sugado para o fundo, mas flutuaria, justamente porque a areia movediça é mais densa. "Acreditamos que o mito de que esse tipo de areia é mortal surgiu porque normalmente ela aparece perto do mar. Se você está preso quando a maré sobe, acaba mesmo afogado", conclui o físico holandês.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre areia movediça
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página