Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 16h43

Pompéia recupera mosaicos da Batalha de Alexandre

Publicidade

da France Presse

Pompéia vai reencontrar seu célebre mosaico da Batalha de Alexandre, que será apresentado em solenidade, no dia 6 de outubro. Mas não se trata da versão original descoberta nas ruínas em 1831, mas uma reprodução realizada segundo os métodos antigos, anunciou nesta sexta-feira a direção arqueológica de Pompéia.

A Batalha de Alexandre, considerada um dos mais célebres mosaicos romanos, foi descoberta na Casa do Fauno de Pompéia e é conservado desde 1834 no Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles.

A obra, que mede 5,84 m por 3,17 m, havia sido inicialmente destruída pelo terremoto de Pompéia no ano 63 e a estava sendo composta quando foi registrada a erupção do Vesúvio no ano 69.

O mosaico mostra uma cena de combate, com cavaleiros armados de lanças, montados em carroças puxadas por cavalos, tudo em tons ocres, de terra queimada e marrons.

Os especialistas ainda não chegaram a um acordo sobre a data de sua realização e sobre a batalha que representa: segundo a maioria, seria o combate de Alexandre contra Dario 3º, rei da Pérsia em 331 a.C.

Foram necessários juntar três milhões de fragmentos em um ano de trabalho para a realização do novo mosaico, "uma clonagem perfeita" segundo os arqueólogos, e que irá adornar o pátio de uma casa em pleno centro de Pompéia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre achados arqueológicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    TV Smart TV Smart HDMI, LED, Full HD a partir de R$ 999,99

    Refrigerador Refrigerador Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página