Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2005 - 09h30

"Décimo planeta" tem uma lua, revelam cientistas

SALVADOR NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo

O chamado "décimo planeta" tem uma lua. A descoberta foi feita pela mesmo grupo de cientistas responsável pelo achado original, liderado por Michael Brown, do Caltech, nos Estados Unidos.

A lua, cem vezes menos brilhante que seu astro companheiro, foi vista em imagens do Observatório Keck, no Havaí. Um estudo detalhando a descoberta será submetido hoje ao periódico "Astrophysical Journal Letters".

Ainda se sabe muito pouco sobre esse novo "planeta", cujo nome técnico é 2003 UB313. Mas a descoberta já gera controvérsias na comunidade científica, porque se trata de um objeto maior que Plutão. A IAU (União Astronômica Internacional) ainda não deu nome oficial a ele, nem o classificou. Um comitê debate a questão.

Enquanto isso, os descobridores enjoaram de chamar os astros recém-achados pelo nome técnico. "Desde que nos cansamos de dizer um nome com nove sílabas, chamamos o décimo planeta por um codinome, Xena [homenagem à personagem da série televisiva de mesmo nome]", diz Brown. A nova lua, por extensão, ganhou o apelido de Gabrielle, a companheira da guerreira Xena no programa de TV.

• Comitê internacional propõe abolir o termo "planeta"