Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2005 - 17h43

Titanic teria afundado mais rápido do que se pensava

Publicidade

da Folha Online

A descoberta de dois grandes pedaços do casco do Titanic indica que o navio pode ter afundado mais rápido do que se imaginava. A informação foi divulgada ontem por pesquisadores, segundo a agência de notícias Associated Press.

Os restos do navio que afundou em 1912 foram encontrados em 1985, ao sudeste do Canadá --a localização destas duas "novas" partes só foi identificada em agosto. Os restos do casco, encontrados em bom estado, com a tinta vermelha ainda visível, estavam a 600 metros da embarcação.

Até então, pesquisadores afirmavam que o barco havia se quebrado em dois grandes pedaços --esta cena foi retratada pelo filme que tem Leonardo Di Caprio como protagonista. Se esta hipótese fosse verdadeira, a popa do navio teria afundado em 20 minutos. No entanto, afirma o arquiteto naval Roger Long, a existência das duas partes descobertas reduzem este período para cerca de cinco minutos.

Especialistas acreditavam que estas partes não existiam mais, pois haviam se partido em milhares de pedaços pequenos.

A descoberta aconteceu durante uma expedição patrocinada pelo canal The History Channel. Ontem, diversos pesquisadores que estudam o Titanic se encontraram na Instituição Oceanográfica de Woods Hole, nos EUA, para discutir a importância do achado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leilão vende cardápio da primeira classe do Titanic por US$ 88.500

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Titanic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página